Publicidade
28/02/2014 - 07h30

Prédio da Bauhaus, escola dos anos 20 modernista, é reconstruído na Alemanha

DE SÃO PAULO

O prédio da Bauhaus, revolucionária escola de arquitetura, design e arte do início do século 20, localizado em Dessau-Rosslau, na Alemanha, passa por reformas.

Danificado por um bombardeio em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício está sendo reconstruído. A previsão para o término das obras é maio deste ano.

A Bauhaus foi fundada por Walter Gropius na cidade de Weimar em 1919. A escola encorajava a produção em série de objetos artísticos que fossem, ao mesmo tempo, funcionais para o público em geral, fugindo da concepção de "peças únicas para ricos".

Em 1925, a instituição mudou-se para Dessau, onde Gropius projetou o campus –hoje Patrimônio Mundial– que é reflexo das ideias propostas pela Bauhaus. O projeto incluía salas de aula, estúdios, escritórios, refeitórios, sala de reuniões e alojamentos para alunos e funcionários.

O edifício principal foi erguido em concreto armado e alvenaria, com esquadrias marcantes. Os blocos do prédio são dispostos em forma de hélice.

Em 1932, o espaço foi abandonado porque, sob a direção de Mies van der Rohe, a Bauhaus se transferiu para Berlim. No ano seguinte, a escola foi fechada por desagradar aos nazistas.

Muitos professores e graduados de lá deixaram a Alemanha, difundindo as ideias modernistas da Bauhaus pelo mundo.

Hendrik Schmidt/Efe
Visitantes caminham perto do edifício da Bauhaus em reconstrução; obras devem ser concluídas em maio
Visitantes caminham perto do edifício da Bauhaus em reconstrução; obras devem ser concluídas em maio deste ano
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag