Prédio da Bauhaus, escola dos anos 20 modernista, é reconstruído na Alemanha
DE SÃO PAULO
O prédio da Bauhaus, revolucionária escola de arquitetura, design e arte do início do século 20, localizado em Dessau-Rosslau, na Alemanha, passa por reformas.
Danificado por um bombardeio em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício está sendo reconstruído. A previsão para o término das obras é maio deste ano.
A Bauhaus foi fundada por Walter Gropius na cidade de Weimar em 1919. A escola encorajava a produção em série de objetos artísticos que fossem, ao mesmo tempo, funcionais para o público em geral, fugindo da concepção de "peças únicas para ricos".
Em 1925, a instituição mudou-se para Dessau, onde Gropius projetou o campus –hoje Patrimônio Mundial– que é reflexo das ideias propostas pela Bauhaus. O projeto incluía salas de aula, estúdios, escritórios, refeitórios, sala de reuniões e alojamentos para alunos e funcionários.
O edifício principal foi erguido em concreto armado e alvenaria, com esquadrias marcantes. Os blocos do prédio são dispostos em forma de hélice.
Em 1932, o espaço foi abandonado porque, sob a direção de Mies van der Rohe, a Bauhaus se transferiu para Berlim. No ano seguinte, a escola foi fechada por desagradar aos nazistas.
Muitos professores e graduados de lá deixaram a Alemanha, difundindo as ideias modernistas da Bauhaus pelo mundo.
Hendrik Schmidt/Efe | ||
![]() |
||
Visitantes caminham perto do edifício da Bauhaus em reconstrução; obras devem ser concluídas em maio deste ano |
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade