Publicidade
20/03/2014 - 07h30

Casa de veraneio em meio à cidade de São Paulo tem piscina no teto

DE SÃO PAULO

Uma piscina "paira" entre a avenida Faria Lima e a marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Ela integra o projeto realizado pelo escritório SPBR Arquitetos, a pedido de uma consultora de moda e um professor de filosofia da USP.

O casal mora em um apartamento em São Paulo, mas queria construir uma casa que, em plena capital, servisse de refúgio durante os finais de semana –evitando o trânsito das estradas.

Por isso, piscina, solário e jardim eram itens obrigatórios para eles.

As construções vizinhas, porém, faziam sombra no terreno. Para a esquerda ou para a direita, deslocar a piscina na horizontal seria inútil.

A solução foi mandá-la para cima, a seis metros de altura, como se fosse uma caixa d'água, mas em formato de raia. Um dos lados de sua estrutura foi feito em diagonal, garantindo a entrada de luz natural no jardim abaixo.

A piscina em raia, de 17 metros, e o solário encontram-se em volumes paralelos. A raia acima, a pequena piscina do primeiro andar e outras duas no meio nível –próximas da fachada e do térreo– são interligadas por um circuito de circulação de água.

Em uma propriedade com a "hierarquia arquitetônica" invertida, todo o restante complementa-se: um quarto, um pequeno apartamento para o zelador e um espaço para cozinhar e receber amigos.

No térreo, o jardim domina o espaço. Entre os pequenos pátios, há pisos de madeira, espelhos d'água e o único ambiente protegido do andar, que abriga cozinha e sala de estar. Mas o cômodo pode se abrir totalmente para a área verde.

As possibilidades de circulação dentro da casa são diversas, e há escadas feitas com materiais que vão do concreto ao metal.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag