Publicidade
09/04/2014 - 07h30

Em Milão, mostra de design quer atrair mercado estrangeiro para o Rio

DE SÃO PAULO

Até o próximo domingo, a mostra Rio+Design apresenta, em Milão, na Itália, o trabalho de 50 designers com atuação na cidade.

Promovida pelo governo fluminense, a exposição acontece paralelamente ao Salão do Móvel de Milão, feira internacional mais importante do setor moveleiro.

Em sua sexta edição, a Rio+Design tem como tema o "design para o cotidiano". Ao todo, são cem peças, entre produtos de papelaria, eletrodomésticos e móveis, que pretendem deixar o dia a dia das pessoas mais prático e atraente.

"Esse ano estamos levando, por exemplo, uma casa para gatos, mas que serve também para esses animais afiarem as unhas", diz Dulce Ângela Procópio, subsecretária de Estado de Comércio e Serviços do Rio.

Segundo ela, o design carioca possui qualidade e criatividade muito grandes. "O Rio reúne uma atmosfera praiana e outra completamente urbana, e isso ajuda a estimular a criatividade dos nossos designers", diz.

O designer Guto Indio da Costa, que integra o time de curadores da mostra, assina a expografia do evento e também terá peças expostas, ressalta os segmentos de joias, móveis, luminárias, eletroportáteis, eletrodomésticos e metais sanitários. "É uma produção extremamente abrangente e criativa, que se destina a diferentes segmentos de mercado", diz.

RETORNOS

Para a subsecretária Dulce Ângela Procópio, os gastos com a iniciativa –que ultrapassam R$ 600 mil– são revertidos em desenvolvimento do design e emprego para os profissionais do setor. "De 2007 a 2013, o número de designers empregados no Rio cresceu cerca de 74%. Há cada vez mais empresas estrangeiras em busca dos nossos profissionais".

Segundo Costa, o Rio já exporta design em produtos para os mercados americano e europeu, além de criar parcerias com empresas internacionais de pequeno, médio e grande porte.

"A mostra pode abrir ainda mais mercados internacionais para produtos e para os designers do Rio, seja através da exportação de produtos, seja através do licenciamento de design para empresas estrangeiras fabricarem fora do Brasil os produtos concebidos e desenvolvidos aqui", diz.

A previsão é que a exposição vá para o Rio no segundo semestre de 2014 e que circule por outros Estados também.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag