Publicidade
25/05/2014 - 01h30

Custo é barreira para medição individual de água

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mudar o sistema de medição do consumo, individualizando a cobrança por apartamento, é fundamental para acabar com o desperdício de água, segundo especialistas. A estimativa é de redução de até 40% no valor da conta com o método.

A maioria dos prédios que opta pela individualização faz a chamada "autogestão" (leia mais ao lado).

Os prédios mais novos, com menos de cinco anos, em sua maioria, já têm a infraestrutura necessária para a instalação dos hidrômetros individuais. Nos com mais de 20 anos, materiais diferenciados, como o mármore nos banheiros, o encanamento e a área do apartamento encarecem a instalação.

"Em imóveis com mais de 100 m², lavabo, banheiros e lavanderias maiores, por exemplo, pode ser necessária a instalação de mais de um hidrômetro, o que encarece a obra", diz Hubert Gebara, do Secovi-SP.

Mas o temor da multa por aumento do consumo existe mesmo nos prédios com medição individual. A alternativa é recorrer a campanhas de conscientização.

O síndico do condomínio Escape Vila São Francisco, em Osasco (na Grande São Paulo), Hélio da Silva Luz, 63, diz que seu prédio adotou a medição individual há seis meses e que na última conta, a redução foi de 19% em relação a um ano antes.

"Fica mais fácil controlar vazamentos, mas ainda precisamos trabalhar muito na conscientização para evitar problemas", diz. (PC)

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag