Publicidade
04/06/2014 - 07h30

Otimismo na indústria da construção é o menor desde dezembro de 2009

DE SÃO PAULO

A desaceleração da atividade na indústria da construção atingiu o otimismo dos empresários do ramo.

O índice que mede a evolução do nível de atividade do setor ficou com 45,4 pontos em abril numa escala de zero a cem, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Resultados abaixo de 50 apontam retração.

O número representa queda em relação ao valor registrado no mês anterior (47 pontos) e em abril de 2013 (45,5 pontos).

A pesquisa foi feita de 5 a 14 de maio com 537 empresas. Dessas, 169 são pequenas, 245 são médias e 123 são de grande porte.

Apesar de manterem-se acima da linha divisória dos 50 pontos, todos os indicadores de expectativa de maio para os próximos seis meses –nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compra de insumos e matérias-primas e número de empregados– caíram em relação ao mês anterior (média de 53,5 pontos), situando-se próximos aos 52 pontos.

É o menor nível dos indicadores de expectativa desde o início da série, em dezembro de 2009.

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

O indicador do nível de atividade efetiva em relação ao usual situou-se em 42,6 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos pelo 24º mês consecutivo.

A queda nas atividades impactou o emprego. A evolução do número de empregados em abril foi de 46,3 pontos, contra 46,6 em março.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) das empresas –variável que mede o percentual utilizado no mês do volume de recursos, mão de obra e maquinário- manteve-se estável em 69% pelo terceiro mês seguido. De acordo com a pesquisa, isso indicaria que "a disponibilidade de recursos está diminuindo em linha com a redução na atividade".

E foi a construção de edifícios que puxou os indicadores para baixo. Nas quatro categorias "concretas" citadas, isto é, sem incluir as expectativas, o setor apresentou retração, enquanto obras de infraestrutura e serviços especializados demonstraram ligeiros crescimentos.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag