Publicidade
08/06/2014 - 01h30

Para o mercado, Plano Diretor poderá encarecer os imóveis

DE SÃO PAULO

Para especialistas do mercado imobiliário, os preços dos lançamentos devem reduzir o ritmo de crescimento no segundo semestre e acompanhar mais de perto a inflação dos custos da construção.

Preço médio do m² em São Paulo sobe e vai a R$ 9.191
Mercado esfria, mas preços de imóveis novos continuam em alta

O INCC-DI, que mede os custos do setor, acumula alta de 7,75% nos últimos 12 meses até maio. Os valores dos novos, até maio, avançaram 15,4% em São Paulo, ante a média de 2013.

O Plano Diretor, que pode ir à segunda votação nesta semana, é outro fator de pressão. Para o setor, os custos subirão se o texto for mantido.

A alta viria com a elevação dos valores de outorga onerosa –cobrados das empresas para construir acima do limite permitido– e da restrição de altura (a oito andares) para prédios nos miolos dos bairro. Para o Secovi-SP, só a alta no custo de outorga pode elevar o preço de 10% a 60% nos eixos de transporte.

Para Bernardes, se o texto permanecer o da primeira votação, os eventuais reajustes começarão a ser sentidos no segundo semestre de 2015.

Para João da Rocha Lima Jr., da USP, a alta nos custos poderá levar as empresas a redesenhar os produtos para diluir o impacto dos custos. (DANIEL VASQUES)

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag