Publicidade
18/06/2014 - 11h31

Vendas de materiais de construção recuam 5,8% em maio, diz Abramat

DA REUTERS

As vendas de materiais de construção caíram 5,8% em maio na comparação anual, informou a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) nesta quarta-feira (18).

Na comparação mensal, no entanto, foi registrada recuperação e o indicador subiu 5% sobre abril, mês em que houve recuo de 4,4% ante março.

Assim, no acumulado do ano até maio, as vendas têm queda de 2,8% em relação ao mesmo período de 2013.

No mês passado, a Abramat cortou a estimativa de crescimento das vendas em 2014 para 3%, ante previsão anterior de 4,5%.

"As expectativas para os segmentos do varejo e imobiliário são positivas para os próximos meses, e deverá haver uma aceleração nas obras de infraestrutura. A previsão para o ano será reavaliada entre junho e agosto", disse a Abramat em nota à imprensa.

Em maio, as vendas dos materiais básicos subiram de 3,1% sobre abril, mas recuaram 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos materiais de acabamento, as vendas subiram 6,8% na comparação mensal e caíram 2,2% ano a ano.

EMPREGO

O nível de emprego na indústria de materiais de construção cresceu 3,8% em relação a maio de 2013. Na comparação mensal, no entanto, o recuo foi de 1,9%.

O índice deve fechar o ano em alta de 2%, apesar da perspectiva de crescimento menor do setor em 2014, disse no mês passado o presidente da Abramat, Walter Cover.

"Mesmo com níveis de emprego e renda fortes, os juros maiores e as expectativas negativas sobre a economia fazem com que consumidores e empresários posterguem compras e investimentos", afirmou a Abramat em comunicado.

Nas indústrias de materiais básicos, o nível de emprego cresceu 5,7% em maio, ano a ano. Na comparação com abril, recuou 2,9%.

Entre os materiais de acabamento, o emprego cresceu 0,9% ano a ano e ficou praticamente estável ante abril, com leve queda de 0,1%.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag