Publicidade
25/06/2014 - 07h30

Cor de paredes e móveis deixa a casa no clima da Copa; saiba como harmonizar

DE SÃO PAULO

A seleção brasileira passou para as oitavas na Copa do Mundo e deu mais um incentivo e uma segunda chance para quem quer decorar a casa com as cores do Brasil.

O segredo para usar verde, amarelo e azul sem deixar o ambiente carregado está na combinação das cores. O ideal é utilizar até duas delas. "Azul e amarelo criam combinações contrastantes, já amarelo e verde são harmônicas, assim como azul e verde", explica Renato Panzuto, colour marketing da Tintas Coral.

Segundo Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil, uma composição de nuances mais luminosas cria "uma atmosfera mais leve e fluida em comparação com as tonalidades originais da bandeira".

"Você pode escolher um azul intenso, parecido com o da bandeira brasileira, e combinar com um verde mais suave. Ou apostar no amarelo vibrante e usar com um verde cítrico", sugere Panzuto.

ESTILO PRÓPRIO

Ele ressalta que a combinação deve estar de acordo com o estilo dos moradores. "Os mais modernos podem optar pela segunda sugestão. Já para os que buscam um ambiente aconchegante, a primeira é a mais recomendada."

Isso porque cores passam sensações. "Uma simples pincelada de tinta é capaz de mudar completamente um ambiente e estimular diferentes emoções na decoração da casa. Determinados tons alegram, enquanto outros acalmam, permitindo renovação emocional e de humor", diz Kreutzer.

Segundo Panzuto, tons vibrantes de amarelo transmitem energia. Os azuis claros são uma boa pedida para quem busca tranquilidade e os tons de verde deixam o ambiente mais "refrescante".

Pessoas de estilo mais clássicos podem neutralizar as cores da bandeira com uma parede principal na cor cinza ou com um tom suave de azul acinzentado.

"Porém, se o espaço for pequeno, o ideal é usar cores claras para dar a impressão de amplitude", completa Panzuto.

PITADA DE COR

Uma dica é incluir a terceira cor por meio de um item decorativo, como um tapete, uma mesinha ou um banquinho.

Se o tom da parede é escuro, Panzuto aconselha a colocar um móvel com cor de destaque bem em frente a ela, mas o restante da mobília deve ser clara.

Já se a tonalidade da parede é suave, a dica é usar móveis escuros para criar contraste.

"Se a intenção é dar apenas uma 'pitada' de cor na casa, o ideal é escolher acessórios nos tons da bandeira do Brasil, como almofadas, vasos (com flores amarelas, verdes ou brancas), mantas de sofá e também itens para o dia do jogo, como copos, bandejas, talheres e até petiscos. Aqui, o que entra em jogo é a criatividade", diz Panzuto.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag