Publicidade
26/06/2014 - 07h30

Atividade da construção segue em queda e expectativas pioram

DO VALOR

A indústria da construção continuou a se retrair em maio, com queda no nível de atividade e no número de empregados, de acordo com pesquisa mensal realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento também mostra deterioração das expectativas. O indicador de nível de atividade da construção marcou 45,8 pontos em maio, após se situar em 45,4 pontos um mês antes. Números abaixo de 50 pontos indicam queda.

A situação não é muito diferente de um ano antes, quando a atividade do setor estava em 46,9 pontos.

Já a utilização da capacidade operacional das empresas do setor teve leve aumento, de 69% em abril para 70% em maio.

Em função da queda da atividade, a maior parte das empresas mostrou redução no quadro de empregados em maio. O indicador caiu de 46,3 pontos para 45,7 pontos.

De acordo com a pesquisa da CNI, todos os indicadores estão abaixo de 50 pontos, seja no corte por segmento (edifícios, infraestrutura, serviços), seja por porte (pequenas, médias e grandes empresas).

OTIMISMO EM BAIXA

Quanto ao futuro, os empresários estão menos otimistas. Para a CNI, o destaque negativo é o indicador de expectativa do número de empregados que, em junho, pela primeira vez desde o início da série, não mostra expansão: 50,1 pontos, o que significa manutenção no quadro.

Esta é a primeira vez que não há previsão de aumento do emprego no setor desde que a pergunta começou a ser feita, em janeiro de 2011.

Os outros indicadores de expectativa (nível de atividade, novos empreendimentos e serviços e compras de insumos e matérias-primas) também se reduziram para níveis próximos à linha de 50 pontos, o que significa baixo otimismo.

O indicador de expectativa de nível de atividade ficou em 51,5 pontos, o de novos empreendimentos e serviços foi de 51 pontos, e o de compras de insumos e matérias-primas, 50,9 pontos.

A pesquisa, chamada Sondagem da Indústria da Construção, foi realizada entre 2 e 11 de junho, com 559 empresas, das quais 179 de pequeno porte, 243 médias e 137 grandes.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag