Materiais naturais são trunfo de design nacional no exterior
DE SÃO PAULO
Divulgação |
Alessandra Friedmann, diretora da marca La Lampe |
A La Lampe, marca de iluminação comandada por Alessandra Friedmann, vê o mercado nacional "mais maduro" e se lança à exportação.
Confira a entrevista de Friedmann à Folha.
Folha - Por que exportar agora?
Alessandra Friedmann - Após quase 30 anos no mercado nacional era natural passarmos para este novo estágio.
Qual é a imagem do design brasileiro no exterior?
De linhas orgânicas, materiais naturais, design diferente e bom acabamento.
Como avalia o mercado nacional atual?
Divulgação |
Gamela de pé, abajur da linha Brasileirinho que será exportado |
Vejo com bons olhos seu amadurecimento, que trouxe à tona designers de grande criatividade e que sabem trabalhar com a indústria. Isso foi possível através do intercâmbio entre designers e a industria do Brasil com outras de fora.
Quais peças vão comercializar?
Todos os produtos nacionais, com ênfase em linhas como a Brasileirinho, do estúdio Nada se Leva, e Yawanawá.
O que é preciso para se internacionalizar?
Planejamento detalhado. Um desafio é a certificação necessária para vender certos produtos lá fora.
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