Publicidade
10/07/2014 - 07h30

Sem exageros, casal gay deixa construção vitoriana leve e fresca

SANDY KEENAN
DO "NEW YORK TIMES"

Quando o assunto é decoração, receber convidados ou criar filhos, David Duplantis, 50, e Christopher Nordquist, 48, fazem com que tudo pareça tão fácil e divertido que é difícil não se sentir inferior.

A piscina casa deles em Southampton, Nova York, foi aberta para o verão no final de abril.

Diversos legumes robustos, de berinjelas a acelgas, crescem em um canteiro elevado no quintal. As toalhas de praia ficam enroladas elegantemente em cestas na varanda, preparadas para a chegada do verão.

Em um final de semana recente, Julia, 5, a filha do casal, ainda ligeiramente úmida depois de uma aula de natação, rolava no sofá da sala da família enquanto "Poppa" (Nordquist) preparava pizzas e "Daddy" (Duplantis) explicava a esta repórter exatamente como magnólias creciam tão bem no jardim.

Duplantis é de Nova Orleans, adora magnólias e cuidou meticulosamente da árvore em seus primeiros e mais frágeis anos de crescimento.

A escolha é clara, para a visitante: invejar o estilo colaborativo e a eficiência do casal ou se deixar levar pelo bom humor natural dos dois e pelo ruibarbo assado com creme fresquinho preparado por Nordquist. Decisão fácil.

O ambiente para toda essa relaxada hospitalidade, no qual jantares formais para 20 pessoas são tão comuns quanto refeições caseiras, é uma imaculada casa da década de 1890, de madeira clara e sem nenhum dos exageros do período vitoriano tardio.

Mas quando Duplantis, executivo sênior da Coach, a adquiriu por US$ 1,8 milhão, em 2006, ela havia sido dividida em três apartamentos e precisava de uma reforma completa.

"Eu fui tão ingênuo", ele diz. "Não fazia ideia de o quanto um projeto como esse era ambicioso".

Foi a essa altura que Nordquist, na época advogado especialista em finanças em San Francisco, surgiu na história.

Os dois recordam o jantar ocasional com um amigo em Manhattan no qual se conheceram como um dos momentos inesperados e mágicos da vida, repleto de conforto e atração instantâneos. Decidiram que voltariam a se ver em Los Angeles duas semanas mais tarde.

JOGO LIMPO

Duplantis teve, porém, que enfrentar uma decisão difícil. Há muito determinado a se tornar pai, ele estava trabalhando com uma companhia da Califórnia que facilita a doação de óvulos e o trabalho de barriga de aluguel, arranjo que as leis de alguns Estados norte-americanos ainda proíbem –entre os quais Nova York.

Ele sabia que revelar o fato a alguém tão cedo no relacionamento poderia estragar tudo, mas calculou que não ser franco a respeito seria ainda pior.

Nordquist, um sujeito ponderado e de fala mansa, recebeu a informação com calma. "Senti-me estranho, mas imediatamente confortável com a ideia", conta.

Duplantis, o mais expansivo dos dois, gosta de contar às pessoas que engravidaram no primeiro encontro, ainda que o processo tenha demorado um pouco mais.

"De muitas maneiras, Chris era a peça vital que faltava em nosso quebra-cabeças", diz Duplantis. "Ainda que seja advogado, ele tem ótimo olho para decoração e um forte lado caseiro".

EXPERIENTE

De fato Nordquist sabia mais que um pouco sobre reformas. Ele tinha um apartamento que já havia saído em revistas de decoração.

Quando perguntado se o casal havia contratado um decorador para sua casa em Southampton ou para o loft em que vivem em Chelsea, ele se fez de ofendido.

"Demoramos um pouco para montar tudo", diz Nordquist, que deixou seu emprego e mudou-se para o leste um ano depois de conhecer Duplantis.

A reforma custou o dobro do antecipado por Duplantis (cerca de US$ 2 milhões mais), e foi concluída na semana de Ação de Graças de 2007, em tempo para receber amigos e parentes no feriado. Julia chegou em agosto do ano seguinte.

PATERNIDADE

O casal diz que está adorando toda a experiência da paternidade, incluindo alimentar o bebê de madrugada ou, mais recentemente, fiscalizar as tarefas da menina na casa, sua mesada e seus planos para as férias de verão (um acampamento de ciência e patinação, e visitas aos avós).

"Jamais pensei que teria essa experiência", diz Nordquist, que não trabalha, cuida da filha e mantém um blog chamado Domestic Daddy, com um número modesto, mas leal de seguidores. "As pessoas se queixam de como é difícil criar filhos. Raramente falam sobre as alegrias do processo".

Julia estava sentada no chão, construindo um hospital para suas bonecas e bichos de pelúcia com blocos de madeira. Duplantis havia tirado a mesa e lavado a louça depois do almoço, e expressado admiração pelo jantar de quatro pratos que seu parceiro havia cozinhado no fim de semana anterior.

"Chris faz as coisas sem ninguém perceber, durante o dia", ele conta. "Fez uma torta de damasco logo que acordou".

Nordquist aceita o cumprimento com modéstia, ainda que fique claro que se orgulha da vida caseira que cria para a família e amigos.

"Se você consegue tocar uma fusão entre companhias de capital aberto, certamente consegue organizar um jantar. É só questão de prática", ele diz.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag