Publicidade
08/07/2014 - 11h59

Vendas de imóveis usados caem 29,5% em março no Estado de SP

DE SÃO PAULO

As vendas de imóveis usados caíram 29,5% e a locação de casas e apartamentos recuou 32,3% em março no Estado de São Paulo, informou o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP).

As quatro regiões que compõem a pesquisa estadual registraram desempenho negativo em março.

Houve quedas de 17% nas vendas na capital paulista, de 31% no interior, de 27% no litoral e de 50% no conjunto formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco.

Alessandro Shinoda - 10.jan.2013/Folhapress
Venda de imóveis usados cai no Estado de São Paulo
Venda de imóveis usados cai 29,5% no Estado de São Paulo

No mercado de locação, também houve recuo. Nesse caso, foram registradas quedas de 18,8% na capital, de 41,1% no interior, de 4,0% no litoral e de 37,9% nas cidades do ABCD, Guarulhos e Osasco.

Segundo José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP, as vendas e a locação haviam crescido nos dois primeiros meses do ano.

Como característica desses dois mercados, de acordo com ele, os movimentos de alta se alternam com os de baixa, o que não deve gerar apreensão do setor. "Março foi um mês de ressaca do mercado", afirmou Viana Neto, em nota.

A entidade não informou os resultados do acumulado do ano nem as comparações com os mesmos meses do ano passado.

A maioria das vendas foi feita com financiamento bancário, modalidade que respondeu por 55,4% dos contratos. As vendas à vista somaram 39,8% e as financiadas pelos proprietários totalizaram 4,2%. Ainda houve 0,6% de operações fechadas com carta de crédito de consórcios imobiliários.

A pesquisa foi realizada com base em 1.228 imobiliárias de 37 cidades do Estado de São Paulo.

PREÇOS
Também segundo o Creci-SP, os preços subiram 4,74% na comparação com fevereiro, segundo o índice que mede os valores tanto das locações quanto das vendas realizadas no Estado.

No acumulado do ano até março, os valores avançaram 5,56%. Como comparação, o O IPCA, que mede a inflação oficial, subiu 2,18% no acumulado no mesmo período.

A pesquisa dos preços foi feita a partir das operações de 3.573 vendas e locações formalizadas nas imobiliárias pesquisadas.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag