Por relação amigável, construtoras reforçam canais de comunicação
DE SÃO PAULO
O relacionamento entre as construtoras e seus consumidores, além de longo, é cercado de expectativas e cobranças.
As vendas de um empreendimento começam cerca de seis meses antes do seu lançamento. A construção demora, aproximadamente, três anos e a garantia de alguns itens vale por mais cinco. Lá se vão, em média, oito anos.
"Participamos de momentos muito distintos da vida do cliente, da emoção da compra à angustia que antecede a entrega das chaves", diz Fábio Diogo, diretor de gestão de clientes da Brookfield.
Na tentativa de tornar esse contato amigável, construtoras apostam no autosserviço e em comunidades na web.
"Os serviços de autoatendimento são uma tendência em todo o mercado", diz Gabriel Padovani, gerente-geral de relacionamento com o cliente da construtora Even.
Esses serviços, muitas vezes disponibilizados no site das empresas, permitem que o cliente antecipe pagamentos, emita boletos e consulte o cronograma da obra, por exemplo.
Divulgação | ||
Compradores visitam apartamento protótipo –unidade finalizada na torre em construção– de empreendimento da construtora Even |
Outra iniciativa de algumas construtoras é a criação de redes sociais digitais para os futuros moradores de determinados imóveis.
"Agrupar as pessoas desde o início cria senso de comunidade. Elas compartilham dúvidas, bem como problemas, e as respectivas respostas apresentadas pela construtora", diz Diogo.
Segundo as empresas, a intenção é dar mais transparência ao processo.
"Acabamos culpados por tudo e queremos mudar isso", diz Carlos Borges, presidente da Construtora Tarjab.
Mas só fornecer o canal não é suficiente.
"Muitas empresas têm site com informações, mas elas não são atualizadas. O consumidor pode, a qualquer momento, solicitar à construtora o cronograma de obras e esclarecimentos", diz Renata Reis, supervisora de assuntos financeiros e habitação do Procon-SP.
QUEIXAS
Segundo o Procon-SP, as principais queixas contra construtoras e incorporadoras dizem respeito a dúvidas sobre taxas e não cumprimento do contrato, "principalmente as que envolvem problemas com atrasos", diz Reis.
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IMAGEM EM AÇÃO
O que fazem as empresas
ON-LINE
BROOKFIELD
Espaço Cliente: plataforma de autosserviços na web. Nela, o comprador pode, por exemplo, gerar boletos e abrir ocorrências
EVEN
Excluseven: sistema que permite ao cliente escolher opções de plantas disponíveis, acabamentos e outros itens. O acesso é realizado pela internet
KALLAS
Nosso Kallas: rede social para os moradores do imóvel, criada antes da entrega das chaves
VITACON
Monitoramento: oferece sistema de acompanhamento on-line do andamento das obras e envia newsletters mensalmente
OFF-LINE
CURY
"Vida Melhor em Condomínio": ação que promove palestras e workshops de 30 a 120 dias após a entrega das chaves
CYRELA
Projeto Síndico: disponibiliza curso de um ano para o primeiro síndico do condomínio
GAFISA
Open House: concurso cultural, em que o vencedor ganha uma festa de inauguração do apartamento e os vizinhos, um jantar fora de casa
TARJAB
Casa Pronta: evento de decoração em que os clientes podem adquirir itens de decoração direto dos fornecedores
Colaborou ANAÏS FERNANDES
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