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13/07/2014 - 01h30

Por relação amigável, construtoras reforçam canais de comunicação

DE SÃO PAULO

O relacionamento entre as construtoras e seus consumidores, além de longo, é cercado de expectativas e cobranças.

As vendas de um empreendimento começam cerca de seis meses antes do seu lançamento. A construção demora, aproximadamente, três anos e a garantia de alguns itens vale por mais cinco. Lá se vão, em média, oito anos.

"Participamos de momentos muito distintos da vida do cliente, da emoção da compra à angustia que antecede a entrega das chaves", diz Fábio Diogo, diretor de gestão de clientes da Brookfield.

Na tentativa de tornar esse contato amigável, construtoras apostam no autosserviço e em comunidades na web.

"Os serviços de autoatendimento são uma tendência em todo o mercado", diz Gabriel Padovani, gerente-geral de relacionamento com o cliente da construtora Even.

Esses serviços, muitas vezes disponibilizados no site das empresas, permitem que o cliente antecipe pagamentos, emita boletos e consulte o cronograma da obra, por exemplo.

Divulgação
Futuros moradores visitam apartamento protótipo da construtora Even
Compradores visitam apartamento protótipo –unidade finalizada na torre em construção– de empreendimento da construtora Even

Outra iniciativa de algumas construtoras é a criação de redes sociais digitais para os futuros moradores de determinados imóveis.

"Agrupar as pessoas desde o início cria senso de comunidade. Elas compartilham dúvidas, bem como problemas, e as respectivas respostas apresentadas pela construtora", diz Diogo.

Segundo as empresas, a intenção é dar mais transparência ao processo.

"Acabamos culpados por tudo e queremos mudar isso", diz Carlos Borges, presidente da Construtora Tarjab.

Mas só fornecer o canal não é suficiente.

"Muitas empresas têm site com informações, mas elas não são atualizadas. O consumidor pode, a qualquer momento, solicitar à construtora o cronograma de obras e esclarecimentos", diz Renata Reis, supervisora de assuntos financeiros e habitação do Procon-SP.

QUEIXAS

Segundo o Procon-SP, as principais queixas contra construtoras e incorporadoras dizem respeito a dúvidas sobre taxas e não cumprimento do contrato, "principalmente as que envolvem problemas com atrasos", diz Reis.

*

IMAGEM EM AÇÃO
O que fazem as empresas

ON-LINE

BROOKFIELD
Espaço Cliente: plataforma de autosserviços na web. Nela, o comprador pode, por exemplo, gerar boletos e abrir ocorrências

EVEN
Excluseven: sistema que permite ao cliente escolher opções de plantas disponíveis, acabamentos e outros itens. O acesso é realizado pela internet

KALLAS
Nosso Kallas: rede social para os moradores do imóvel, criada antes da entrega das chaves

VITACON
Monitoramento: oferece sistema de acompanhamento on-line do andamento das obras e envia newsletters mensalmente

OFF-LINE

CURY
"Vida Melhor em Condomínio": ação que promove palestras e workshops de 30 a 120 dias após a entrega das chaves

CYRELA
Projeto Síndico: disponibiliza curso de um ano para o primeiro síndico do condomínio

GAFISA
Open House: concurso cultural, em que o vencedor ganha uma festa de inauguração do apartamento e os vizinhos, um jantar fora de casa

TARJAB
Casa Pronta: evento de decoração em que os clientes podem adquirir itens de decoração direto dos fornecedores

Colaborou ANAÏS FERNANDES

 

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