Publicidade
31/07/2014 - 07h30

Mais popular e tecnológica, lareira ganha espaço até em apartamentos

DE SÃO PAULO

Antes símbolo de "status" elevado, as lareiras vão, aos poucos, ganhando espaço no Brasil.

"A lareira é símbolo de aconchego. O Brasil, mesmo sendo um país mais quente, tem regiões e lugares que 'pedem' uma lareira", diz Rodrigo Costa, arquiteto do escritório Studio Costa Marques.

Mais do que funcionais, elas acumularam a função decorativa.

"A lareira sugere um ambiente aconchegante e receptivo, ao mesmo tempo em que acrescenta requinte à decoração. Existem marcas e modelos bem acessíveis", diz a arquiteta Anna Novaes, do escritório Conseil Brasil.

Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar. "Não dá para colocar lareira em um lugar onde faz calor o ano inteiro, é forçado. Mas há modelos de áreas externas, chamados 'fogo de chão', para locais litorâneos que, embora quentes durante o dia, têm noites frias em algumas estações do ano", explica Costa.

Além de harmonizar com o projeto, é importante que a lareira siga as normas de segurança e manutenção.

Na hora de escolher o modelo, é preciso levar em consideração o tipo do imóvel (apartamento ou casa) e as características do ambiente. "Ele não pode ser tão pequeno e deve ser ventilado, porque quando há lareira, mais oxigênio é consumido, principalmente se ela for a gás", orienta Costa.

Ainda segundo o arquiteto, o duto de gás não pode passar perto da eletricidade.

Se optar por uma lareira convencional, será necessário avaliar a possibilidade de construção da chaminé. As lareiras à lenha devem ter ainda exaustor de sucção.

PRÁTICAS

Para quem mora em apartamento, modelos a gás e elétricos são indicados, mas precisam estar perto de pontos de gás e energia.

"Outra novidade no mercado para apartamentos são as lareiras ecológicas, que aquecem por sistema de biofluido", diz Novaes.

Segundo Costa, o revestimento interno da lareira deve ser de tijolo refratário, "porque protege e suporta o calor". Por fora, são boas opções pedras, aço carbono e vidro, desde que bem resistente.

"Pedras como mármore e granito não se deformam com o calor e propagam-no de forma mais lenta, o que evita acidentes com quem, sem querer, encostar na superfície", diz Novaes.

É necessário limpar a lareira sempre depois de usá-la. A assistência de um profissional para controle e manutenção também é indicada. "No caso da lareira a gás, é importante estar atento a possíveis vazamentos", diz Novaes.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag