Publicidade
04/08/2014 - 16h00

Com estrutura de aço, prédio pode ser erguido em sete dias

DE SÃO PAULO

Divulgação
O arquiteto Edo Rocha
O arquiteto Edo Rocha lança livro sobre o aço na arquitetura

O arquiteto Edo Rocha lança "Arte, Arquitetura e o Aço" (editora J.J. Carol) na quinta (7) no Bar des Artes (rua Pedro Humberto, 9, São Paulo).

Confira trecho da entrevista de Rocha à Folha.

Folha - Por que escrever o livro?
Edo Rocha - Sou fascinado pelo aço, que faz parte da minha linguagem artística desde os primeiros trabalhos. E ele vem ganhando espaço na arquitetura como um elemento predominante.

Qual é sua vantagem?
A grande vantagem das estruturas metálicas é a rapidez e a precisão nas construções. A empresa chinesa BSB, por exemplo, ergue um prédio de dez andares em sete dias.

Quando ferro, aço e aço inox foram introduzidos na arquitetura?
O ferro foi usado pela primeira vez por Nabucodonosor II, no século 16 a.C., para construir os portões da Babilônia. A partir de 1850, com a invenção do elevador, foi possível a construção de prédios e grandes estruturas de aço, como a Torre Eiffel. A partir de 1889, os Estados Unidos iniciam a construção de grandes arranha céus em estruturas metálicas. O aço inox foi descoberto em 1912 e, aos poucos, foi sendo incorporado na construção civil. O Chrysler Building, em Nova York, é um dos primeiros a utilizar o aço inox em sua estrutura.

O que destacaria hoje?
Estrutura de aço em prédios enormes, como o Burj Khalifa (Dubai), o mais alto do mundo, de 828 m. Ele tem estrutura de aço e todo seu revestimento de caixilhos em aço inox.

Divulgação
Edifício WT Nações Unidas, construído pelo escritório de Edo Rocha
Edifício WT Nações Unidas, em São Paulo, construído pelo escritório de Edo Rocha, que faz projetos para grandes corporações
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag