Publicidade
03/08/2014 - 01h30

Repleto de compradores do Brasil, mercado de Miami perde fôlego

DA REUTERS

Guindastes de construção ocuparam a costa. Incorporadoras lutam para atrair compradores internacionais ricos, mas existem sinais de que o boom de imóveis de luxo em Miami começa a perder o fôlego –e que os preços podem começar a cair.

Desde a metade de 2011, cerca de 175 torres, com mais de 27 mil unidades habitacionais, foram feitas em Miami.

A Flórida liderou os Estados Unidos em número de compradores estrangeiros de imóveis, no primeiro trimestre deste ano, atraindo 23% dos US$ 92,2 bilhões angariados com as vendas nacionais de imóveis para essa categoria de compradores.

No centro de Miami, 90% das vendas são internacionais. Entre os imóveis de mais de US$ 500 mil, brasileiros são os principais compradores.

Andrew Innerarity/Reuters
Paisagem da costa de Miami, na Flórida, ocupada por grandes empreendimentos de luxo
Paisagem da costa de Miami, na Flórida, ocupada por grandes empreendimentos de luxo; superoferta preocupa analistas

Além deles, a elite de países como Argentina, Itália, França e Venezuela encontram na cidade segurança, clima bom e, ao menos até pouco tempo atrás, preços significativamente mais baixos do que o de outras capitais mundiais.

Mas o excesso de investimento, a desaceleração nas vendas de apartamentos e os planos para construir milhares de novas unidades se combinaram para despertar a preocupação dos analistas.

"Com tanta gente oferecendo imóveis de locação, com tantos proprietários estrangeiros e como tantos novos edifícios sendo construídos, é provável que o valor dos aluguéis venha a cair, e isso poderia levar alguns investidores a tirar seu dinheiro da mesa", disse Zalewski. "Esse efeito poderia deflagrar uma onda de vendas".

As vendas de apartamentos existentes caíram em 3,8%, para 1.443 em junho, em comparação com o mesmo mês de 2013, e ante maio mostravam queda de 3,1%, de acordo com a Associação de Imobiliárias de Miami.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag