Publicidade
03/08/2014 - 01h30

Custo mais alto e manutenção são desvantagens de telhado verde

PAULA CABRERA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O telhado verde encarece a laje em até 30% em relação a uma construção normal, segundo o Secovi -SP (sindicato da habitação), o que faz com o que a entidade seja cautelosa ao apontá-lo como um divisor de águas em sustentabilidade.

"O telhado verde custa mais e também tem manutenção cara. Itens como arborização de calçadas e de áreas internas minimizam problemas com água com um custo menor", afirma Ciro Scopel, vice-presidente de sustentabilidade da entidade.

Outra barreira é a demanda. Segundo Aparecido Viana, proprietário da Viana Negócios Imobiliários, especializada na venda de empreendimentos, o público em geral ainda não comprou a ideia de ter um espaço verde no terraço. "Quando procuram um apartamento, as pessoas pedem piscinas, não teto verde."

Vanderlei John, professor da Poli (Escola Politécnica da USP) e conselheiro do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), também é cauteloso sobre o tema.

"Telhado verde é como ter bicho de estimação em casa você precisa gostar, cuidar. É uma solução fantástica, mas só quando você tem tempo para fazer a manutenção adequada", afirma John.

Ele aponta ainda que há tintas especiais que permitem o esfriamento do telhado em até 3°C e que não encarecem a obra, uma alternativa para as construtoras que têm como foco principal públicos com rendas menores.

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag