Publicidade
07/08/2014 - 07h30

Por classificados on-line, casal encontra imóvel intacto de 1951 em San Francisco

RIMA SUQI,
DO "NEW YORK TIMES"

A esta altura, todo mundo reconhece que apartamentos de preço acessível perto de San Francisco são difíceis (se não impossíveis) de encontrar. E joias arquitetônicas despercebidas então? Certamente não existe nada na região da baía de San Francisco que tenha passado sem notícia.

Mas de vez em quando o impossível acontece. E foi assim no final de 2011, quando Charles DeLisle, 46, e Ralph Dennis, 41, encontraram no CraigsList uma casa em Mill Valley. Os termos do anúncio eram um tanto vagos.

"Casa de arquitetura única", o texto dizia. Eles decidiram que valia a pena olhar.

"Subimos a colina, subimos as escadas e chegamos a esta casa de madeira e cedro com vista de 180 graus sobre Oakland", relembra DeLisle. "Fiquei realmente empolgado".

E não só pela vista. A casa, como eles viriam a descobrir, foi projetada em 1951 por Donn Emmons, um respeitado arquiteto da metade do século 20.

A estrutura de cedro tem dois andares e 108 metros quadrados de área. Ela usava uma escada de navio no lugar da escadaria e sua fachada era quase inteiramente de vidro, para oferecer o máximo acesso à vista.

A família de Emmons continuava dona da casa, e, por isso, a construção estava em seu estado original.

É claro que isso significava que as portas eram velhas, que havia correntes de vento e que o sistema de calefação deixava a desejar. Mas o aluguel era de apenas US$ 2.800 (R$ 6.379) , muito abaixo do padrão corrente para a maioria das casas de dois quartos na área, e exatamente o valor que o casal vinha pagando por um apartamento muito menor na cidade, que eles dividiam com dois grandes cachorros.

Havia só um problema: alguém havia chegado primeiro.

Mesmo assim, DeLisle, 46, e Dennis, 41, se recusaram a desistir. Os dois, que moram juntos há 11 anos e estão casado há seis, são designers.

Dennis é diretor de design do Steve Volpe Design, um escritório de decoração em San Francisco, e DeLisle tem um escritório de design de mobília e decoração.

Os dois viviam antes em uma casa Eichler, uma das casas modernistas de preço acessível construídas no pós-guerra pelo visionário incorporador Joseph Eichler. E isso tinha de valer para alguma coisa.

Por isso, DeLisle escreveu uma carta aos filhos de Emmons. "Expliquei que nós dois tínhamos trabalhado em casas modernistas –projetos de William Wurster, Richard Neutra, Joseph Esherick– e que estávamos acostumados a viver em uma casa Eichler", ele conta. "E que, se um dia construíssemos uma casa, seria como elas".

O casal ficou com a casa.

POLINDO A IMPERFEIÇÃO

Mobiliá-la representava um desafio diferente. Não era a primeira casa arquitetonicamente importante com que trabalhavam, mas eles chegaram à conclusão de que precisavam agir de outro modo nesse caso.

"Quando vivíamos na Eichler, compramos muita mobília dinamarquesa moderna", disse DeLisle. "Mas quando a colocamos aqui, parecia perfeitinho demais. A casa parecia querer mais coisas dos anos 1970 e 1980, para não ficar com tanta cara de anos 1950".

O casal começou a mobiliá-la de um modo que definiram como "orgânico", com uma mistura de coisas pertencentes a DeLisle, que admite ser um "colecionador mais obsessivo". "Mas a maioria das coisas foram aprovadas por Ralph", ele diz. "De outra forma, seria como viver em uma venda de garagem".

A variedade e a disposição de suas posses –tapetes marroquinos, cerâmicas japonesas, obras de arte, diversas cadeiras– vive em fluxo constante, diz Dennis. "Não queremos criar uma versão definitiva da decoração".

A imperfeição é parte do que os satisfaz em sua nova casa, acrescenta DeLisle. "Adoro o fato de a casa viver como que entre eras: a arquitetura é linda, ela tem importância histórica e está intacta, mas mostra algum desgaste, alguns aspectos crus", ele diz. "Faz lembrar que uma experiência nem sempre é melhor se for arrumadinha demais".

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag