Publicidade
13/08/2014 - 12h00

Designer de SC cria peças autorais em série e tem trajetória retratada em livro

DE SÃO PAULO

A história, as ideais e o processo criativo do jovem designer catarinense Jader Almeida estão retratados em "Jader Almeida: a atemporalidade do desenho" (Editora C4), de Adélia Borges.

O livro, que será lançado hoje (13), às 18h, na Editora Abril (r. Sumidouro, 747), apresenta uma longa entrevista da jornalista e crítica com o designer, além de fotos de suas criações e projetos de arquitetura.

Divulgação
A jornalista Adélia Borges
A jornalista Adélia Borges, autora do livro sobre Jader Almeida

"O design do Jader não é ligado a modismos ou tendências. Ele persegue a atemporalidade, por meio de uma linguagem estética que não envelhece", diz Borges a respeito do intertítulo que escolheu para a obra.

No trabalho do designer, a jornalista destaca a capacidade de Almeida de fazer um design autoral dentro de uma grande indústria. "Por serem produzidos em séries, seus móveis têm maior alcance de público do que outros semelhantes, também assinados por excelentes designers".

Para Borges, há características da trajetória de Almeida que deixam sua contribuição ao design brasileiro ainda mais impressionante.

"O mais surpreendente dessa história é que, no momento em que este livro é editado, Jader tem apenas 33 anos. Ao talento precoce e já sedimentado soma-se o fato de ele ter surgido e de permanecer em Santa Catarina, fora do circuito habitual de design brasileiro, mais concentrado em São Paulo e no Rio".

Entre os trabalhos de Almeida, destacam-se o cabideiro Loose, a cadeira Easy e a poltrona Mirah.

No livro, ele conta a Borges que cadeiras e poltronas são os objetos que considera mais instigantes, porque, como elas têm uma forma básica –pés, assento e encosto–, inovar é um desafio ainda maior.

No mesmo dia, às 20h, será inaugurada uma exposição com peças do designer na Praça Victor Civita (r. Sumidouro, 580). A mostra fica aberta até domingo (17) e integra a programação do DW! Design Weekend, maior festival urbano de design da América do Sul.

BIOGRAFIA

Jader Almeida nasceu em 1981 em Videira, em Santa Catarina. Em 1997, com 16 anos, começou a trabalhar em uma fábrica de móveis de médio porte em Chapecó (SC).

Lá, iniciou seu envolvimento em todo o processo produtivo. Em 1999, já participava de discussões sobre novos produtos.

Esboçou os primeiros traços antes mesmo de cursar arquitetura na UnoChapecó. As primeiras peças criadas foram uma mesa e um carrinho-bar, que estão no mercado até hoje.

Desde 2004, desenvolve produtos para industrias, tendo como principal parceira a marca Sollos, também de Santa Catarina. Em 2013, passou a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag