Publicidade
23/08/2014 - 10h00

Construção e curiosidades do Jardim Europa integram exposição em SP

DE SÃO PAULO

A evolução da arquitetura residencial paulistana de alto padrão e a história do Jardim Europa (zona oeste de São Paulo) são temas da exposição "A casa da rua Portugal", que abre neste sábado (23) na capital.

A mostra acontece na Fundação Ema Klabin e retrata também a sede da instituição, uma residência erguida nos anos 1950 na rua Portugal.

Serão apresentadas fotos, anúncios, documentos e projetos inéditos de arquitetos e paisagistas, como Gregori Warchavchik e Roberto Burle Marx.

"Da primeira residência onde Ema Klabin [empresária e mecenas brasileira] viveu com os pais, em Higienópolis, até a construção de sua casa, no Jardim Europa, a exposição busca analisar e registrar todo um processo histórico, inserindo-o no contexto da evolução urbana e arquitetônica da cidade e contribuindo para a preservação de sua memória", diz o arquiteto e curador da exposição, Paulo Costa.

A pesquisa que resultou na mostra levou quase um ano e traz ainda curiosidades sobre o Jardim Europa.

Entre elas, uma inusitada "caça à raposa" promovida pela Sociedade Hípica Paulista nos anos 1930. Nesses encontros, um ou dois homens assumiam o papel da raposa, com uma fita amarrada ao corpo, e vencia quem a pegasse primeiro. O evento terminava na sede da hípica com um chá da tarde e coquetéis de confraternização.

CIDADE-JARDIM

O loteamento do Jardim Europa foi lançado em 1922 pelo empresário Manoel Garcia da Silva e projetado pelo engenheiro e arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Jr.

A ideia era usar como modelo o bairro Jardim América, também na zona oeste, lançado pela Companhia City em 1915 para ser uma "cidade-jardim".

O regulamento dos contratos de venda dos lotes era rígido e impedia a construção de muros altos entre os terrenos. Em 1986, o Jardim Europa, juntamente com os América, Paulista e Paulistano, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado).

A medida garante a preservação da vegetação, do traçado das ruas e das linhas demarcatórias dos lotes dessas regiões.

Além de residências de luxo, o bairro concentra também alguns museus, como o MIS (Museu da Imagem e do Som), Mube (Museu Brasileiro da Escultura), MCB (Museu da Casa Brasileira) e a própria Fundação Ema Klabin.

A CASA DA RUA PORTUGAL
QUANDO de 23 de agosto a 30 de novembro
HORÁRIO das 14h às 17h de terça a quinta (é preciso agenda)
ONDE Fundação Ema Klabin
ENDEREÇO rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo/SP
INGRESSO R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) de terça a quinta. Às sextas e sábados de show a entrada é gratuita e não requer agendamento
www.emaklabin.org.br

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag