Publicidade
30/08/2014 - 07h47

Emprego na construção civil no país fecha semestre com saldo positivo

DE SÃO PAULO

O nível de emprego na construção civil subiu 0,08% em julho ante junho, segundo pesquisa do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FVG (Fundação Getulio Vargas).

No semestre, a alta é de 0,79% –com o saldo positivo entre demissões e contratações de 27,3 mil novas vagas. No entanto, na comparação com julho de 2013, o levantamento indica queda de 0,13%.

"A estabilidade em que se encontra o nível do emprego na construção mostra que a atividade do setor praticamente parou de crescer, embora ainda se mantenha elevada, com 3,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada [até final de julho]", diz o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.

Entre as cinco regiões do país, Norte e Nordeste foram responsáveis por segurar o índice –apenas elas tiveram resultado positivo, com elevações de 2,25% e 0,15%, respectivamente. A região Norte criou o maior número de vagas novas: 5.219.

A maior queda foi no Centro-Oeste, que teve retração de 0,33% na criação de vagas. No Sudeste, deixaram de existir 2.051 vagas (queda de 0,12%).

Davi Ribeiro/Folhapress
Funcionário trabalha em construção de um prédio residencial na avenida Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo
Funcionário trabalha em construção de um prédio residencial na avenida Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo

No Estado de São Paulo, o indicador de julho apresentou estabilidade, com acréscimo de 0,03% e saldo entre demissões e contratações positivo em 294 trabalhadores. Na capital, apenas 6 novas vagas foram criadas.

Das dez regiões pesquisadas, quatro –Campinas, Santos, Sorocaba e São José dos Campos– apresentaram queda no período. A maior retração aconteceu em Santos, com o fechamento de 640 vagas.

Santo André foi, entre as dez cidades, a que mais criou vagas, 580, seguida de Presidente Prudente, com 497 novas vagas.

Com o resultado, o número de trabalhadores com carteira assinada em empresas da construção civil no Estado somou 867,5 mil.

Entre janeiro e julho, o indicador do Estado também registrou alta, de 0,56%, com 4,8 mil contratações.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag