Publicidade
31/08/2014 - 01h30

Preços de imóveis sobem abaixo da inflação na cidade de São Paulo

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

A acentuada inflação nos preços dos imóveis novos e usados deixa de ser realidade na média da cidade de São Paulo. Com isso, o interessado em um apartamento pode pesquisar sem muito receio de que o preço suba muito.

Novo Plano Diretor de SP deve mudar oferta de lançamentos
Terrenos perto de corredores viram alvo de construtoras

O metro quadrado dos lançamentos avançou apenas 2,31% no acumulado do ano até julho, para R$ 8.888 por metro quadrado, segundo dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio) compilados pelo Secovi-SP.

Como comparação, a inflação oficial do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ) acumula alta de 3,76% de janeiro a julho.

Os custos de construção avançaram 5,96% no período, segundo o INCC-DI (Índice Nacional de Custos da Construção), medido pela Fundação Getulio Vargas.
perspectiva.

Editoria de Arte/Folhapress

VENDAS

A desaceleração de preços na capital paulista em grande parte é reflexo da queda nas vendas de imóveis novos.

Elas atingiram 9.054 unidades nos primeiros seis meses do ano, recuo de 48,3% ante o mesmo período de 2013. Os lançamentos caíram 19%, para 11.360 imóveis.

Representantes do setor afirmam não ver espaço para queda de preços, já que, segundo eles, os terrenos continuam a encarecer e os custos de construção ainda
pressionam as incorporadoras.

Afirmam ainda que não há espaço para cortar a margem de lucro das empresas, que já estaria apertada.

"Eu não lembro outra fase de mercado em que a gente passou por isso, mas pode ser que a gente entre numa fase em que a melhor coisa seja não fazer [um lançamento] e aguardar. Se o preço não couber no bolso, será melhor", diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag