Publicidade
14/09/2014 - 01h30

'Com terreno caro, é preciso empilhar diferentes funções na torre', diz arquiteto

BIANCA ALVARENGA
DE SÃO PAULO

Divulgação
Bernardo Fort-Brescia, fundador e dono da Arquitectonica
Bernardo Fort-Brescia, fundador e dono da Arquitectonica

O projetista peruano Bernardo Fort-Brescia, 62, deixou sua marca em imóveis multiúso de mais de 60 países. Ele foi professor da Universidade de Harvard e dirige um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo.

Em São Paulo, ele assina parte do Parque Global, complexo com hotel, residências, escritórios e lojas, e o shopping JK Iguatemi (ambos na na zona sul), entre outros.

Prédios se espremem sem perder o estilo em SP
Área estreita impõe restrições e reduz escala para construtor

Bernardo esteve na cidade na última terça-feira (9) para negociar novos projetos em parceria com o escritório de arquitetura Athié Wohnrath e falou sobre as percepções do mercado de multiúso.

Modelo de construção
O projeto multiúso é como um cubo mágico ou um quebra-cabeças. Você precisa combinar todas as peças. Isso requer que o arquiteto saiba como construir hotéis, escritórios, apartamentos e shoppings, para só então encaixá-los. Não existe uma fórmula que eu possa dar. Você precisa analisar e então encontrar uma solução.

Dificuldades na execução
Imagine como combinar as garagens, as docas, a segurança, a circulação de pessoas e a infraestrutura de residências, escritórios, hotéis e lojas. É confuso. Por exemplo, você não pode passar pelo meio do estacionamento do shopping para chegar ao seu apartamento. Só a circulação já é um problema. O arquiteto precisa pensar em tudo.

Falta de espaço
São Paulo é uma cidade muito verticalizada. No entanto, em cidades como Hong Kong e Nova York, as pessoas demolem prédios que estão velhos ou que não exploram tudo que poderiam e constroem novos quatro vezes maiores no mesmo espaço. Existe um momento em que o valor desses prédios antigos chega ao mesmo preço do terreno. Esta é a hora de construir algo novo naquele espaço.

Área para multiúsos
Quando você não tem espaço para construir horizontalmente, você precisa fazer isso na vertical. Em terrenos menores –e existem muitos desses aqui– ou quando o metro quadrado é muito caro, você tem que empilhar diferentes formas na torre. Nem todos os terrenos e lugares permitem que se encaixem as quatro funções [shopping, escritório, residência e hotel] em um único projeto, mas você pode combinar qualquer um deles.

Diversificação da tendência
Os grandes complexos são os percursores dos multiúso em pequenos terrenos. Eles provaram que o conceito funcionava. Você precisa primeiro testar em uma possibilidade óbvia e, então, pode traduzir para um projeto menor. Seria muito arriscado começar tentando incluir todos os serviços em um pequeno terreno. Meus clientes dizem gostar da diversificação dos negócios, por reduzir o risco de excessos.

Compradores dos imóveis
As pessoas valorizam muito o tempo, especialmente as mais jovens. Existe uma demanda por ter tudo logo ali, perto de onde moram. Eles também não estão interessados em limpar a piscina ou fazer consertos em casa, eles estão preocupados com sua qualidade de vida e se seu tempo está sendo bem gasto.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag