Publicidade
12/10/2014 - 01h30

Mobiliário da série 'Castelo Rá-Tim-Bum' inspira quartos infantis

DE SÃO PAULO

Rá-tim-bum, a palavra que dá nome ao seriado de TV exibido na Cultura nos anos 1990, tem vários significados associados a ela –mas que, em geral, remetem à magia.

Para este Dia das Crianças, arquitetos e designers criaram quartos infantis a partir de peças do cenário da série –e que estão em exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som), em SP, até 16 de novembro.

Na "regra do jogo", a manutenção da função das peças sugeridas –poltrona, cômoda, estante e chaise– e do aspecto lúdico dos ambientes do "Castelo Rá-Tim-Bum" em soluções, ainda assim, práticas.

Segundo os profissionais, o maior desafio de um quarto infantil é dosar o espaço, com liberdade para brincar, e a segurança.

Escolher móveis com funções variadas, ainda que elas se revezem ao longo do tempo, é um trunfo da decoração de espaços infantis. É uma maneira prolongar o uso da peça.

Os projetos criados para a cômoda, a estante e a chaise do "Castelo Rá-Tim-Bum" compartilham a ideia de que as peças acompanhem as necessidades da casa.

No projeto de Eduardo Albernaz e Tatiana Otta Albernaz para a "cômoda do castelo", o móvel guarda os utensílios para os cuidados do bebê, numa primeira fase, e, mais tarde, vira um aparador e gaveteiro dos brinquedos da criança.

E antes de executar uma ideia, vale lembrar que o local é para a criança e não para pais ou arquitetos. Gostos e devaneios criativos devem ser considerados, mas não impostos.

POLTRONA
por Lula Gouveia, arquiteto do escritório SuperLimão Studio

Lula Gouveia

Neste projeto, a poltrona do quarto do Nino, personagem do "Castelo Rá-Tim-Bum", é a peça fundamental do "canto da leitura".

O ambiente tem ainda uma estante aberta, para deixar os brinquedos e livros à mão da criança e obrigá-la a manter seus objetos arrumados.

O móvel é também uma escada, que leva ao nível superior. Nele, uma parede com tinta de lousa estimula a coordenação da criança e a criação de cenários variados.

Além de permitir o exercício físico, a rede de trapézio desenvolve a percepção espacial e o equilíbrio.

"Flexibilidade para brincar, bagunçar e criar foi o mote", explica Lula Gouveia.

CÔMODA
por Eduardo S. Albernaz e Tatiana M. Otta Albernaz, arquitetos do escritório Otta Albernaz Arquitetura

Eduardo Albernaz e Tatiana Otta Albernaz

A cômoda da série de TV foi pensada para "sobreviver" ao crescimento do filho.

Quando bebê, o móvel funciona como trocador e armazena produtos de higiene.

Conforme a criança cresce, o móvel pode virar um aparador de brinquedos.

A marcenaria que emoldura a janela forma um banco para relaxamento e leitura, que deve ser estimulada desde cedo.

Gavetões, portas e nichos foram dispostos nas laterais para abrigar brinquedos e livros de forma acessível à criança.

As luminárias lembram balões de festas e movimentam-se pelo ambiente.

ESTANTE
por Carol Gay e Manuela Oliveira, designers

Carol Gay e Manuela Oliveira

Contos infantis, sobretudo "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, inspiraram o design do quarto. "O surrealismo deles desperta a fantasia e os sentidos visuais e táteis da criança", diz Carol Gay.

A estante azul do castelo teve sua função e cor mantidas. A cabeceira da cama tem a mesma forma triangular do móvel e sua tonalidade "pincelou" outras peças, conferindo unidade ao projeto.

As gavetas dispostas aleatoriamente funcionam como escada de acesso ao beliche. A descida é feita por um escorregador, que desemboca em uma "xícara de bolinhas".

A história de Alice inspirou ainda as cores e listras do sofá, o papel de parede "floresta" e o lustre, feito com garrafinhas (de poções mágicas).

CHAISE
por Carolina Leonelli e Gabriela Tamari, arquitetas paisagistas do escritório Oficina2mais

Carolina Oukawa

O projeto foi estruturado em dois níveis.

A maioria do mobiliário está no plano baixo, permitindo o manuseio direto pela criança de objetos diários, como livros e brinquedos.

Uma cama baixa, sobre base de madeira, um tatame ou tapete de fibra natural e a "chaise do castelo" formam o espaço de brincar.

Além da luminária, o plano alto ganhou cestos suspensos por fios, para armazenar objetos variados e vasos.

"Crianças podem comer plantas, então colocamos espécies adaptadas a ambientes internos nos vasos altos, e, nos baixos, fizemos uma pequena horta com comestíveis, como menta, hortelã e alecrim", diz Tamari.

COLABOROU ANAÏS FERNANDES

*

CENÁRIO LÚDICO

Saiba o que priorizar

PROJETO

  • O ambiente deve deixar a movimentação livre e incentivar os sentidos e a criatividade da criança. Mas cuidado: o excesso de elementos pode deixá-la estressada e cansada
  • Setorizar o ambiente, principalmente se o quarto for para um bebê, facilita a rotina de cuidados. Espaços de armazenagem ajudam a fazer um cômodo funcional
  • Não valorize demais "modinhas", que deixam o quarto desatualizado e datado rapidamente
  • Boa iluminação e ventilação natural são essenciais, como em qualquer quarto Inclua a criança no processo. Uma dica é fazer uma versão simplificada do projeto e apresentá-lo para que ela possa demonstrar, por meio de desenho ou conversa, o que é importante

MÓVEIS

  • Na hora de escolher os móveis, leve em consideração o tamanho do ambiente e a facilidade de organização e limpeza do cômodo
  • Pense em algumas peças que possam se adaptar ao crescimento da criança e compor com futuros móveis
  • Só compre peças adequadas às normas do Inmetro. Busque, por exemplo, cantos arredondados e evite ferragens aparentes
  • Os móveis não precisam ser fixos, para permitir a mobilidade dentro do ambiente

IDEIAS

  • Paredes próprias para desenhar estimulam a coordenação da criança e permitem que ela crie cenários variados no quarto. Se a parede for de tinta de lousa, fique atento a questões como pó e alergia a giz
  • Móveis dispostos no plano baixo (até 90 centímetros de altura) permitem o manuseio direto pela criança de objetos do dia a dia, como roupas, livros e brinquedos. A disposição permite que ela participe da arrumação dos objetos
  • Poltronas são bem-vindas e podem ser aproveitadas em várias etapas do crescimento. Quando bebê, é usada pela mãe para amamentação. Mais para frente, com destaque no quarto, estimula o hábito da leitura
  • A cama no chão, com colchão, tatame ou futton, possibilita a movimentação mais livre da criança. Algumas providências, como colocar protetores de tomada, garantem a segurança
  • Móveis multiúso suprem necessidades poupando espaço. Uma mesma peça pode ter uma mesa, nichos com armários e prateleiras
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag