Publicidade
22/10/2014 - 07h30

Protótipo de casa é feito com impressão 3-D, concreto e sal

DE SÃO PAULO

Os arquitetos do escritório norte-americano Emerging Objects estão trabalhando na criação de uma casa feita com impressão 3-D a partir de sal e concreto.

O projeto foi encomendado pelo Jinhai Lake Resort, em Pequim, na China, e o desafio é criar uma residência bonita, sustentável e estruturalmente resistente.

Erguer uma casa inteiramente com impressão 3-D exigiria uma impressora gigantesca. Por isso, o escritório optou por misturar métodos construtivos tradicionais a materiais de impressão 3-D renováveis.

Os principais elementos estruturais da construção são feitos de concreto, com reboco branco.

Os fechamentos da edificação, como tijolos e telhas, são impressos com um polímero cimentício reforçado com fibras, desenvolvido pelo Emergin Objects a partir do "Picoroco block (bloco modular impresso com areia).

Os elementos porosos da fachada têm formas geométricas variadas e tamanho que varia de acordo com a quantidade de luz e privacidade desejada para cada ambiente.

"Volumes de sal" perfuram a caixa de concreto da casa. São elementos semitransparentes que abrigam áreas íntimas, como quartos, banheiros e sala de jantar.

Esses espaços privado são inspirados no "Saltygloo", construção parecida com um iglu e feita com impressão 3-D usando sal colhido na baia de San Francisco.

Na área externa, ao lado da piscina, há um cabana impressa em 3-D, também feita com o polímero de sal, para, segundo os arquitetos, "aumentar a tensão entre a água e os espaços de sal".

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag