Publicidade
23/10/2014 - 16h00

Soluções simples e despojadas projetam apartamento no Rio em prêmio internacional

DE SÃO PAULO

Com soluções práticas, o apartamento da arquiteta carioca Bitty Talbot, projetado por ela e por sua parceira Cecília Teixeira, ganhou menção honrosa no International Property Awards, concurso que premia projetos do mercado imobiliário em diversos países.

O imóvel fica no bairro da Gávea, no Rio, em uma vizinhança residencial e muito arborizada.

O apartamento tem 220 metros quadrados e, originalmente, era composto por quatro quartos. Na reforma, um dos quartos foi aberto para e sala e assumiu a função de escritório. As portas de correr permitem integrá-lo à sala na maior parte do tempo ou, quando fechadas, conferem privacidade ao local de trabalho.

Alguns materiais já existentes no apartamento foram reaproveitados, como o piso de tacos de madeira na parte íntima e quase todas as portas, com exceção da principal, que foi alterada para um vão maior e feita com a mesma madeira usada na estante da sala.

Na área social, o piso estava muito deteriorado e foi substituído por réguas de madeira maciça.

Os ambientes são bem iluminados e arejados. A iluminação artificial, com "spots" direcionados apenas para áreas de destaque, ajuda a criar um clima aconchegante. Nos locais de permanência maior, "rasgos de luz" proporcionam uma iluminação indireta confortável para os moradores.

O "layout" proposto para a sala de estar comporta dois ambientes. Logo na entrada, há um espaço com sofá, mesas de apoio e TV. Uma grande estante foi desenhada pelas arquitetas para abrigar os equipamentos do home theater, livros e objetos de decoração.

No espaço seguinte há uma outra disposição de sofá, com poltronas e um banco, criando um "canto de estar".

Para dar o clima descontraído que os moradores queriam, a base da decoração tem tons neutros, deixando as cores mais fortes para acessórios, como almofadas, e quadros.

Foram privilegiados também materiais naturais, como sofás de linho, uso de fibras e argolas de bambu para prender as cortinas.

A sala de jantar, integrada à de estar, tem um espelho para refletir a vista, funcionando como mais uma janela e trazendo verde para o ambiente. O cômodo mistura estilos, com uma mesa de jantar clássica, herança de família, e um grande lustra de vidro branco, usado para "quebrar" com o ar antigo do espaço.

Na cozinha, bancadas de granito preto, piso de porcelanato branco e revestimento cerâmico nas paredes com aparência de tijolos remetem às cozinhas americanas.

Integrada a esse espaço fica a copa. A mesa de refeições tem um trilho embutido que faz com que o móvel corra e encoste na parede, liberando espaço e criando mais um apoio para receber visitas.

O quarto da filha dos proprietários priorizou tons rosas e, o do filho, cores azuis. O quarto do casal foi dividido com gesso acartonado para criar um closet.

A decoração do apartamento tem peças assinadas por Charles Eames, Mies Van der Rohe e por designers brasileiros, como Sergio Rodrigues, Lia Siqueira e Simone Giovanella.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag