Publicidade
05/12/2014 - 07h30

Tons mais fechados e menos vibrantes são aposta para cor de parede em 2015

DE SÃO PAULO

Quem planeja renovar a pintura da casa com a virada do ano já pode levar em consideração as "cores do ano" das principais marcas de tintas no mercado brasileiro.

"A escolha das cores das paredes é sempre gera dúvidas, principalmente pelas vastas opções que o mercado oferece", diz Dijan Barros, gerente de marketing da Ibratin, que aposta nas "Candy Colors" para 2015.

São tons suaves de lilás, amarelo, verde e azul que têm um ar retrô e, como o próprio nome sugere, foram inspirados em doces e balas de tonalidade clara.

Cores mais queimadas e avermelhadas e também menos vibrantes nortearam a nova coleção da marca de tintas imobiliárias Suvinil.

Enquanto este ano foi marcado pelas cores fortes, em 2015 a inspiração virá do design simples, minimalista e rústico, como o escandinavo.

A cor do ano da marca é o "Índigo Blue", um azul mais escuro. "Sabe aquela história de 'um jeans combina com tudo'? Essa é a ideia", diz Ana Kreutzer, consultora de cores da Suvinil.

A marca determinou também três temas que estruturaram a elaboração de outras cores.

A paleta "Singular" é mais "introspectiva", com cores suaves e equilibradas, como tons claros, "empoeirados" e terrosos.

As cores da linha "Versátil" são dinâmicas e podem ser adaptadas conforme o entorno. "A tinta deixou de ser apenas um item da reforma da casa e se transformou em um objeto de decoração", diz Nara Boari, gerente de marca e inovação da Suvinil.

A paleta do "Coletivo" reflete um pouco da cidade nos ambientes, mas com algumas mudanças. O cinza do concreto, por exemplo, é substituído por nuances mais terrosas, como a cor Tijolo. Pitadas de diversos verdes revelam o desejo de aproximação da cidade com a natureza.

E, para a marca, o cinza é, definitivamente, o novo branco.

A Coral também seguiu a linha de cores terroras para eleger "Sombra de Cedo" a sua cor de 2015. É uma cor quente e laranja-acobreada que veio para substituir os tons frios e verdes dos últimos anos.

Pode ser combinada com tons de rosa, laranja, metálicos, além de branco e cores neutras e amadeiradas.

A empresa quer incentivar também a pintura em espaços que considera comumente ignorados, como um mezanino, o hall de entrada ou o canto sob a escada.

A ideia é que a paleta, que segue três diferentes nuances (cinza azulado, caqui e rosa neutro), possa maximizar o potencial desses espaços "subutilizados".

AINDA VIBRANTE

Na contramão do minimalismo, a cor do ano da Eucatex é o Fúcsia, uma espécie de rosa bem vivo.

"Equilíbrio entre a espiritualidade do azul e a vibração do vermelho, Fúcsia é uma cor divertida e moderna", diz Elizabeth Wey, consultora da Eucatex.

Ela destaca também a presença da cor na natureza, seja em flores como a primavera e a azaleia, seja em frutas, como a framboesa.

Diversas cores podem harmonizar com o Fúcsia, desde tons de grafite, mais "racionais", até cores mais "jovens", como o turquesa.

A cor do ano da Lukscolor, o azul "Vésper, é uma que poderia combinar com o Fúcsia.

A estilista de cor Deise Melo explica que, durante vários anos, os tons verdes, acinzentados, amarelados, azulados, claros ou profundos marcaram presença na maioria dos projetos, como reflexo do desejo de conexão com a natureza.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag