Publicidade
14/12/2014 - 02h00

Venda 'formiguinha' de material de construção cai após cinco anos

DOUGLAS GAVRAS
DE SÃO PAULO

O volume de vendas de materiais de construção para as famílias -o chamado consumo "formiga"- apresentou queda no acumulado do ano e as previsões para o fechamento de 2014 não animam.

Estimativas da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) apontam encolhimento de até 5% no faturamento real com o comércio para a indústria e de 1% das vendas do varejo para o consumidor.

Se confirmadas as previsões, será a primeira queda de faturamento do setor no país desde 2009.

Editoria de Arte/Folhapress

De janeiro a setembro, as vendas de materiais de construção para o varejo -que inclui o consumo das famílias- recuaram 0,2%, segundo a entidade, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na avaliação do presidente da Abramat, Walter Cover, a diminuição das vendas se dá pelo pessimismo com a economia. "As famílias acabam adiando reformas no imóvel e a compra da casa própria. Elas tentam não assumir dívidas mais longas."

Parte dessa retração se justificaria, também, pelo crédito mais caro e restrito, o que se reflete numa redução da intenção de gastos das famílias com investimentos na casa.

"Começamos o ano muito bem, mas após a Copa, o mercado não reagiu", diz Jefferson Fernandes, diretor de marketing da C&C. As pessoas estão em compasso de espera. O consumo está represado, mas ele existe."

Segundo pesquisa do instituto Data Popular, o número de brasileiros que planejam mexer na casa nos próximos 12 meses teve queda entre 2010 e 2014. Em agosto, 18,3 milhões de famílias pretendiam gastar com reforma.

Pelo levantamento, que ouviu 1,8 milhão de pessoas em todo o país, 62% dos interessados em renovar a casa fazem parte das classes A e B. A classe C é responsável por um terço dos que tem intenção de reformar o imóvel.

Em 2010, a pesquisa apontava que o número de brasileiros dispostos a reformar a casa chegava a 22 milhões e a nova classe média era 52% desse total.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag