Publicidade
20/12/2014 - 12h36

Elevador futurista anda para os lados e substitui cabos por levitação magnética

DE SÃO PAULO

Imagine se deslocar pelos andares do seu prédio usando um elevador parecido com o de Willy Wonka, de "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Um novo aparelho projetado pela empresa alemã ThyssenKrupp é capaz de se movimentar na vertical e na horizontal e não precisa de cabos.

A novidade chama-se "Multi" e usa levitação magnética –a chamada "maglev"– para se movimentar, uma tecnologia já usada em trens de alta velocidade.

Reprodução
Cena do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", com Gene Wilder
Filme 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', na versão de 1971

Segundo a ThyssenKrupp, a engenhoca vai conseguir andar cinco metros em um segundo e, no futuro, deve ser instalado em edifícios com uma altura superior a 300 metros.

Como o aparelho se desloca também na horizontal, será possível ter vários elevadores circulando no mesmo eixo e servindo mais de um ponto em cada andar.

As portas e as cabines são construídas com materiais leves, o que deixa o aparelho 50% mais leve do que a maioria dos elevadores.

Além disso, segundo a ThyssenKrupp, o "Multi" precisa de menos espaço que os elevadores comuns, o que aumentaria a área de utilização do edifício em 25%.

A empresa espera implementar o primeiro elevador já em 2016 em uma torre de testes na cidade de Rottweil, na Alemanha.

Efe
Esboço do elevador projetado pela ThyssenKrupp; ele anda na vertical e na horizontal e opera sem precisar de cabos
Esboço do elevador projetado pela ThyssenKrupp; ele anda na vertical e na horizontal e opera sem necessidade de usar cabos
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag