Publicidade
19/12/2014 - 16h03

Venda de material de construção cai 9,6% em novembro, diz associação

DO "VALOR"

As vendas domésticas de materiais de construção no país caíram 9,6% em novembro, na comparação anual, considerando-se o faturamento total deflacionado do setor, de acordo com estudo mensal da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), divulgado nesta sexta-feira (19).

Frente a outubro, a retração foi de 9%. Diante desse desempenho, no acumulado dos 11 meses do ano, as vendas da indústria recuaram 7,1% em relação ao mesmo período de 2013. Nos 12 meses até novembro, houve queda de 7%.

Com o resultado, a associação reduziu novamente a projeção para o faturamento deflacionado em 2014 e agora trabalha com perspectiva de queda de 7% –em outubro, a previsão era de recuo de 4% mas, no início do ano, havia expectativa de desempenho positivo.

Os resultados das vendas no mês de novembro, que apresentaram queda em relação a outubro, reforçam a tendência à redução no faturamento real da indústria neste ano em relação ao ano passado. Com apenas um mês pela frente, a previsão para o fechamento do ano foi revisada novamente , informou a Abramat.

Conforme a entidade, o desempenho dos negócios em 2014 foi duramente afetado pelo pessimismo das famílias e dos empresários com relação à economia, reforçado pela perda de dias úteis em função da Copa e feriados bem como pelo aumento nas importações .

O mercado de materiais de base sofreu mais que os de acabamento devido à forte retração no segmento imobiliário bem como nos novos investimentos públicos e privados , acrescentou.

O estudo aponta ainda que o nível de empregos no setor mostrou crescimento de 2,1% em novembro, frente ao verificado um ano antes, e queda de 0,2% ante outubro.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag