Publicidade
24/12/2014 - 07h30

Casa na chapada Diamantina está entre melhores projetos do ano; confira outros

DE SÃO PAULO

Elevada do solo, com varanda em balanço e generosamente aberta para a paisagem, a Casa do Bomba, projeto do escritório Sotero Arquitetos em Palmeiras, na Bahia, foi a vencedora deste ano do prêmio AsBEA de Arquitetura na categoria de residências.

A premiação é promovida pela AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e elege os melhores projetos realizados ou idealizados no Brasil nos últimos cinco anos.

Segundo o curador do prêmio AsBEA, o arquiteto Marcelo Barbosa, do escritório Bacco Arquitetos Associados, "a premiação proporciona um panorama da produção recente dos escritórios de arquitetura brasileiros".

A entidade entrega também o prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo –pela importância no desenvolvimento, valorização e representação da classe de arquitetos–, que, pela segunda vez consecutiva, foi para o escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo.

A conquista se deu pelo conjunto da obra, já que os arquitetos do Loeb Capote ganharam dois prêmios AsBEA (categorias edifícios industriais e projetos especiais) e uma menção honrosa, também para um edifício industrial.

Foram 90 escritórios inscritos nesta edição do prêmio, somando 125 projetos, construídos ou não. Desses, 27 receberam prêmios ou menções honrosas.

Conheça os premiados com projetos já edificados.

Prêmio Roberto Aflalo
Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo, pelo conjunto da obra

Residências
Casa do Bomba, Palmeiras (BA), do escritório Sotero Arquitetos

O principal material através do qual a arquitetura se expressa é o concreto, que a equipe do estúdio define como "pedra concebida pelo homem".

Projetos Especiais
Ponte Friederich Bayer, São Paulo, do escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo

A proposta desse projeto foi uma ponte para pedestres e ciclistas que transpusesse o rio Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, e reduzisse o trajeto entre a sede da Bayer e as estações ferroviárias próximas. Apoiada em dois pontos, a ponte tem vão central móvel para permitir a navegabilidade.

Edifícios e Conjuntos Residenciais
Edifício Praça Municipal 47, Porto Alegre (RS), do escritório Arquitetura Nacional

O edifício Praça Municipal 47 está adaptado ao terreno. "A tipologia sugerida pelo bairro era de apartamentos de dois dormitórios, por isso apostamos na configuração simétrica, com unidades de aberturas para frente, e outras voltadas para os fundos do terreno", explica o arquiteto Marcelo Della Giustina.

Edifícios Comerciais
Hotel Mirante do Gavião Amazon Lodge, Novo Airão (AM), do escritório Atelier O'reilly Estratégias Sustentáveis

A proposta para o Mirante do Gavião era criar um hotel com amplas acomodações, integrado ao entorno e que também funcionasse como ponto de conexão entre os deslocamentos fluviais, comuns na região, e os caminhos feitos por terra. As edificações foram feitas com materiais e tecnologias construtivas locais, inspiradas, sobretudo, na construção de barcos de madeira.

Edifícios de Serviços
Edifício Corujas, São Paulo, do escritório FGMF Arquitetos

Posicionados nas divisas frontal e posterior do lote, próximos ao córrego de mesmo nome do conjunto, os edifícios têm três e quatro andares, sendo algumas unidades dúplex.

Edifícios Institucionais
Biblioteca Paulo Freire, Foz do Iguaçu (PR), do escritório 3C Arquitetura e Urbanismo

Parte do plano diretor do polo educativo Parque Tecnológico de Itaipu, a Biblioteca Paulo Freire é a expressão arquitetônica dos conceitos de baixa densidade e de evidenciação da preexistência que orientam as várias escalas do projeto –urbano e de edificações– concebido pelos arquitetos responsáveis.

Edifícios Industriais
Data Center Santander, Campinas (SP), do escritório Loeb Capote Arquitetura

O escritório trabalhou de maneira criativa o concreto no projeto da central de dados do Banco Santander. O material se destaca especialmente nas coberturas de dois prédios do complexo e nas engenhosas colunas em que elas se apoiam.

Arquitetura Corporativa e de Interiores
Sede da Millward Brown, São Paulo, do escritório Olivo Gomes Arquitetos Associados

O uso de cores para diferenciar os ambientes e a comunicação visual qualificam a intervenção.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag