Publicidade
05/01/2015 - 18h48

Custo de construção em SP fica estável em dezembro, aponta índice

DO "VALOR"

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado de São Paulo ficou praticamente estável em dezembro, com leve alta de 0,3%, para R$ 1,17 mil por metro quadrado, na comparação com o mês anterior.

O índice, calculado pelo SindusCon-SP e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), leva em conta as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos e reflete a variação dos custos das construtoras utilizado nos reajustes de contratos de obras.

Os custos com materiais de construção foram os que mais pressionaram no mês, com aumento de 0,08%. Custos de mão de obra e salários dos engenheiros se mantiveram em dezembro.

No ano, o custo das obras não incluídas na desoneração da folha subiu 6,37%, pressionado principalmente pelo aumento dos custos com salários de engenheiros e com mão de obra –a variação foi de 11,5% e 8,39%, respectivamente. Já os custos com materiais aumentaram 3,03% em 2014.

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamento, o custo de dezembro também ficou relativamente estável, com leve alta de 0,03%, para R$ 1,09 mil por metro quadrado. Os custos com materiais de construção subiram 0,08%, enquanto mão de obra e salários de engenheiros ficaram estáveis.

No ano, o custo das obras incluídas na desoneração da folha subiu 6,25%, com aumento de 8,45% de custos de mão de obra, de 11,50% nos custos de salários de engenheiros e variação positiva de 3,03% nos custos com materiais de construção.

Em dezembro, dos 27 insumos da construção pesquisados pelo sindicato, dois tiveram reajustes superiores ao IGP-M, que foi de 0,62%. A telha ondulada fibrocimento 6mm aumentou 1,46%, enquanto o tubo de ferro galvanizado com costura subiu 0,70%.

No ano, 12 dos 27 insumos tiveram variação igual ou superior ao IGP-M, de 3,69%. Dentre eles, estão a alimentação tipo marmitex nº 8, com aumento de 14,17%, e a placa de gesso para forro sem colocação, que registrou alta de 9,55%.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag