Publicidade
09/01/2015 - 15h21

Poloneses recriam em miniatura prédios destruídos durante a Segunda Guerra

DE SÃO PAULO

Muito da arquitetura de Varsóvia, a capital da Polônia, se perdeu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e os anos de remodelação da cidade durante o governo comunista.

Apaixonado por maquetes e modelos de cidades, Rafal Kunach queria resgatar o passado da cidade.

Com um time de historiadores e arquitetos, ele iniciou um projeto de resgate da história arquitetônica da cidade. "Eu queria mostrar a cidade que não existe mais", disse Kunach em entrevista à agência de notícias France Presse.

Eles já recriaram dez edifícios e esperam concluir até 2018 50 réplicas de edifícios destruídos em Varsóvia, incluindo estações de trem, uma sinagoga e casas do distrito judaico, atacado pelos nazistas durante a ocupação.

De acordo com o historiador Jaroslaw Zielinski, apenas em setembro de 1939, o primeiro mês da Segunda Guerra Mundial, cerca de 20% dos edifícios de Varsóvia foram demolidos ou severamente danificados pelos bombardeios alemães.

Depois do conflito, a maioria dos terrenos desses prédios foi ocupada por edifícios sem valor arquitetônico.

Turistas que atualmente visitam o Túmulo do Soldado Desconhecido podem não se dar conta que o monumento foi feito a partir de partes de um palácio do século 18, destruído durante o conflito e recriado em miniatura por Kunach.

As miniaturas históricas atualmente podem ser visitadas em uma galeria de um shopping da cidade, mas as autoridades polonesas prometeram um espaço maior para abrigar as peças.

Com agências de notícias

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag