Publicidade
27/01/2015 - 11h45

Confiança da construção cai ao menor nível desde julho de 2010

DO VALOR

O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 6,1% em janeiro de 2015 em relação ao mês anterior, alcançando 90,8 pontos, o menor nível da série iniciada em julho de 2010, informa sondagem mensal da FGV (Fundação Getulio o Vargas). A edição da sondagem de janeiro coletou informações de 670 empresas entre os dias 05 e 23 deste mês.

Na comparação com o mesmo período em 2014, a queda foi ainda mais expressiva, de 21,3%.

Depois de anos lidando com a falta de mão de obra qualificada, o empresário da construção agora vê como maior problema a demanda fraca em todos os seus segmentos. Assim, a forte retração do emprego observada no último trimestre de 2014 não deve ser compensada nos próximos meses.

O maior pessimismo indica uma continuidade do movimento de redução da atividade e do emprego, observou, em nota, Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre.

A piora do índice em janeiro ocorreu tanto nas avaliações em relação ao estado atual dos negócios quanto nas expectativas em relação aos meses seguintes: o ISA (Índice da Situação Atual) caiu 7,5%, após recuar 1,8% em dezembro. O IE (Índice de Expectativas) teve queda de 5,0%.

Ambos são os menores índices da série histórica da pesquisa.

O movimento negativo do índice de situação atual foi influenciado majoritariamente pelo quesito "situação atual dos negócios", que recuou 9,8% em janeiro ante o mês anterior.

O indicador que capta a evolução recente da atividade também caiu, 4,9%.

As expectativas refletiram a queda dos dois quesitos que o compõem, com maior contribuição daquele que mede a percepção das empresas quanto à situação dos seus negócios para os próximos seis meses, cujo indicador caiu 5,9% de dezembro para janeiro.

O indicador do quesito que capta a expectativa em relação à evolução da demanda nos três meses seguintes recuou 3,9% na comparação com o mês anterior.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag