Publicidade
22/02/2015 - 01h30

Busca por jovens talentos do design começa na universidade

DE SÃO PAULO

O mineiro Fernando Borges, 28, se inspirou na falta de espaço das casas dos amigos para criar um móvel que vira aparador, penteadeira, criado-mudo. Já Pedro Bezerra, 31, imprimiu as cores do interior pernambucano nos banquinhos Peter, que, agrupados, viram estante e armário.

Novos designers conhecem o mercado e desenham parcerias para ter destaque
Confira as apostas para o futuro do design de profissionais consagrados

Eles foram selecionados para apresentar suas peças na mostra "Jovens Designers", aberta até o dia 29/3 no Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jd. Paulistano, zona oeste).

A exposição reúne protótipos desenvolvidos por alunos de design, selecionados em 23 universidades.

Há desde projetos ousados, como a poltrona que lembra um prato gigante de feijão com arroz, do estudante Gabriel Pasetti, do Paraná, até iniciativas como a Cozinha Compacta Universal, de Érica Campanha, 25, para deficientes físicos que moram em apartamentos compactos.

Para Jéthero Miranda, professor do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, e vice-presidente da ABD (associação de designers), as feiras resolvem um problema comum aos novatos -a divulgação do trabalho. "São espaços para mostrar o potencial."

Na opinião dele, desenhar, produzir e negociar, fazendo bem as três coisas, desafia qualquer profissional, sobretudo os iniciantes. Para isso, Miranda recomenda entrar em contato com empresas e mostrar interesse e disposição ainda na universidade.

"Um dilema do mercado é que as faculdades, em geral, não ensinam o processo de fabricação, a lidar com fornecedores e a superar os percalços do início de maneira prática", observa Gabriel Hamsi, da loja Oppa.

Davi Ribeiro/Folhapress
Fernando Borges, com as colegas da mostra 'Jovens Designers', exibe sua peça multiúso
Fernando Borges, com as colegas da mostra 'Jovens Designers', exibe sua peça multiúso
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag