Novos revestimentos remetem à geometria e brincam com textura e relevo
ANAÏS FERNANDES
DOUGLAS GAVRAS
DE SÃO PAULO
Desenhos de dois, três, seis lados, multicoloridos ou em tons neutros. Os traços geométricos ganham terreno e devem se destacar como tema de revestimentos neste ano.
Casa "sustentável" pode ter piso reciclado e torneira programável
As peças deram o tom da feira Expo Revestir, realizada na última semana em São Paulo. O evento é uma vitrine de lançamentos para arquitetos, designers de interiores e construtores, e um laboratório para os fabricantes.
Os produtos que caírem no gosto dos profissionais, em breve, deverão ganhar a linha de produção e decorar projetos residenciais e comerciais.
Em 2015, o mercado opta por reforçar algumas das tendências apresentadas em anos anteriores, como a dos porcelanatos e cerâmicas que imitam elementos naturais e produtos que exploram texturas e relevos.
Na Portobello, os acabamentos com relevo transformam paredes lisas em superfícies tridimensionais. O jogo de ângulos também está presente em releituras de itens tradicionais, como os cobogós -os blocos vazados de origem no Nordeste.
PEDRA VERSUS MADEIRA
Para atender ao consumidor que preza por revestimentos que remetem à natureza, os fabricantes oferecem alternativas imitando pedras, e que tomam, aos poucos, o lugar da madeira.
Além das pedras naturais, essas reproduções fiéis ao original aumentam o leque de tonalidades à venda, como as que imitam mármores canadense e francês.
Em marcas como a Portinari, há opções que misturam mármore e madeira em um mesmo produto, além de acabamentos de cerâmica que lembram o concreto, marca da arquitetura moderna.
O leque de opções para quem quer construir ou reformar reflete o momento de expansão pelo qual passa a produção nacional de revestimentos cerâmicos. O setor cresceu cerca de 46% desde 2007, segundo a Anfacer (associação de fabricantes de cerâmica para revestimentos).
Editoria de Arte/Folhapress | ||
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade