Publicidade
10/03/2015 - 07h30

Premiada, casa 'ecoeficiente' tem desenho ousado no interior de SP

DE SÃO PAULO

Do papel ao descarte dos materiais, o projeto da Casa 88º pretende ser sustentável em todas as suas fases construtivas. A iniciativa é do escritório paulistano Atelier O´Reilly Architecture & Partners e das empresas Gaia Construtora, MADO Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada.

A residência, que será erguida no condomínio residencial Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (a 120 km de São Paulo), ganhou o prêmio Saint Gobain - Edição Especial 350 na categoria profissional, modalidade residencial.

Segundo o júri, o projeto da CASA 88º criou soluções versáteis e inovadoras em diversos aspectos da sustentabilidade, além de ter apostado em uma linguagem contemporânea –presente, por exemplo, na silhueta fluida da cobertura horizontal, que "flutua" sobre o corpo principal da residência.

O júri destaca ainda a gestão da obra, a pesquisa de materiais e o sistema de monitoramento adotado na obra, que proporcionará a medição e comprovação de seu desempenho durante sua execução e posterior utilização pelos proprietários.

"Valorizamos o uso de materiais ecológicos, certificados e reciclados, reduzimos o impacto ao entorno e ao meio ambiente e melhoramos a eficiência térmica, acústica e energética para atingir excelência em desempenho, conforto e qualidade de vida aos moradores" diz Patricia O´Reilly, porta-voz da CASA 88° e arquiteta urbanista titular do Atelier O´R.

Todas as esquadrias e caixilhos da casa serão feitos com madeira de reflorestamento lyptus.

"Trabalhamos com toda a estrutura da casa em madeira laminada colada, considerando a sintonia entre as atividades de concepção, produção, transporte, logística e supervisão da montagem final na obra", diz Mario Occhialini, diretor da Rewood Madeira Laminada.

Ao utilizar matéria-prima proveniente de reflorestamento, o projeto ganha o isolamento termoacústico e longa durabilidade da madeira, além de evitar o corte de madeira nativa.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag