Publicidade
10/03/2015 - 07h30

Folha de pagamento e energia puxam alta de custos condominiais em 2014

DE SÃO PAULO

Os custos condominiais subiram 3% em dezembro de 2014, ante novembro, conforme informou a Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).

O índice que registra a oscilação é o Ipevecon (Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais), que fechou o ano com variação de 4,76%. A título de comparação, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) –muito usado na correção de contratos de aluguel– de dezembro teve variação acumulada no ano de 3,67%.

Omar Anauate, diretor de condomínios da Aabic, explica que dezembro é um mês "típico de elevação dos custos condominiais" devido à folha de pagamento –ela inclui a segunda parcela do 13º salário dos funcionários e o INSS, que registraram um aumento de 11%– e às chamadas "despesas eventuais", as tradicionais gratificações natalinas, que sofreram um aumento de 10%. As despesas com pessoal subiram 11,4%.

"Esses são os principais fatores que contribuíram para a elevação o Ipevecon, embora outros grupos de despesas também tenham influenciado, como os itens Benefícios, que subiu 9,6%, e Energia, que cresceu 4,38%", diz Anauate.

Segundo o diretor, o índice deve a voltar a patamares inferiores em janeiro, registrando queda percentual, ainda que itens como encargos sociais e a folha de pagamento sigam afetados pelos pagamentos de final de ano.

INADIMPLÊNCIA

A Aabic produz também o Ipemic (Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial).

O índice de mora (atraso até o 30º dia após o vencimento) no pagamento do condomínio foi de 6% em dezembro, uma alta de 0,12% em relação ao mesmo mês de 2013.

O valor relativo à inadimplência (não pagamento do 31º ao 90º dia após o vencimento), com base em outubro, atingiu 3% e registrou queda de 0,11% em relação a outubro de 2013.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag