Publicidade
15/03/2015 - 01h30

Ducha e vidros 'inteligentes' aliviam consumo de água e luz

DE SÃO PAULO

Em tempos de crise energética e hídrica, marcas lançam soluções que prometem reduzir o consumo de energia e água nas residências e nos edifícios comerciais.

Algumas dessas novidades foram apresentadas na última Feicon Batimat (Feira Internacional da Construção Civil), evento que reúne arquitetos, engenheiros, designers de interiores e revendedores em busca de soluções para reformas e novas construções.

O evento aconteceu na última semana em São Paulo, movimentando um total de R$ 500 milhões em negócios, com mais de 120 mil visitantes e 2 mil lançamentos.

Sustentabilidade foi a palavra-chave na feira, que destacou soluções ecológicas como duchas especiais, cisternas estilizadas e novas lâmpadas LED. De acordo com as marcas, os produtos pretendem estimular o consumo sustentável.

CONSUMO CONSCIENTE

O modelo eletrônico Safira, da Hydra, tem um visor que mostra a temperatura e a quantidade de litros de água gastos durante o banho.

Já o chuveiro Advanced Flex, da Lorenzetti, tem funcionamento flexível com aquecedores solares, a gás e boiler elétrico -assim, aquece a água instantaneamente e evita o desperdício da água fria parada na tubulação, de cinco litros por banho.

Dentro desse "box", outro destaque foi a ducha elétrica Eco Evolution, da Do Carmo, que promete consumir apenas 1,2 litro de água por minuto, contra os dez litros dos chuveiros comuns, uma economia de 90% no consumo de água e 70% no de energia.

CASA DO FUTURO

Inovações tecnológicas focadas no meio ambiente também fazem parte do catálogo da Habitat, que desenvolveu vidros "inteligentes" com nanotecnologia, para diminuir a entrada de calor na casa.

Já a Ecomart conta com uma linha de mini-robôs programados para limpeza e uma máquina que faz água a partir da condensação de partículas de ar, produzindo até 40 litros por dia.

A Biltech tem uma linha de sistemas de automação que pretendem tornar casas e escritórios mais econômicos, como iluminação wireless e medidores de gás, energia e água.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag