Publicidade
05/04/2015 - 01h30

Comprador de imóveis novos na Grande SP é jovem, solteiro e instruído

DE SÃO PAULO

Jovem, instruído, solteiro e com filhos. Esse é o perfil predominante dos compradores de imóveis residenciais novos na região metropolitana de São Paulo.

Segundo estudo realizado pelo departamento de Inteligência de Mercado da imobiliária Lopes, o comprador potencial é solteiro (56%), tem filhos (52%), idade média de 33 anos e nível superior completo (76%).

De acordo com a pesquisa, que considerou 8.400 entrevistas realizadas entre janeiro de 2013 e julho de 2014, 60% dos compradores negociam o primeiro imóvel.

A metragem média das unidades foi de 62 metros quadrados -e o preço médio, na casa dos R$ 615 mil. A renda média mensal dos compradores ficou em R$ 8.390.

Editoria de arte/Folhapress
PERFIL Quem são os potenciais compradores de imóveis novos na região metropolitana de São Paulo

Conforme o levantamento, 79% adquiriram imóveis para moradia. A localização (43%) foi o fator determinante na escolha da unidade, seguida por requisitos como presença de área de lazer (25%) e segurança (19%).

Segundo Mirella Parpinelle, diretora de atendimento da Lopes, o cliente jovem quer morar bem (quanto à localização), nem que para isso precise abrir mão da metragem, optando por um imóvel mais compacto.

"Na capital, o paulistano quer morar perto do parque ou do shopping -e, se possível, próximo ao metrô, pensando na mobilidade, com acesso aos principais centros e ao transporte público", diz. "Cada vez mais o conforto é priorizado na hora da compra", afirma.

No entanto, o raio de investidas é relativamente limitado. A busca abrange cerca de 5 km de distância do endereço anterior.

NOVO PERFIL

Para Parpinelle, a tendência é que as incorporadoras se adaptem a esse novo perfil no mercado imobiliário.

"Atualmente, o nicho de primeiro imóvel é o mais ativo do nosso mercado", afirma Rodrigo Ramos, porta-voz da Marques Construtora.

Segundo Ramos, o público na faixa de 25 a 35 anos predomina na primeira compra. "É um público mais antenado em tecnologia, que pesquisa imóveis que se encaixem especialmente no seu perfil de renda", observa.

A busca por um imóvel novo na região metropolitana de São Paulo costuma levar cerca de quatro meses. O estudo ainda mapeou os planos futuros dos novos proprietários: 46% pretendem agora pagar e/ou decorar o imóvel recém-adquirido.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag