Publicidade
16/04/2015 - 07h30

Designer brasileiro leva mesa inspirada em Serra Pelada a salão de Milão

DE SÃO PAULO

Guilherme Jordani/Divulgação
O designer Roque Frizzo
O designer Roque Frizzo assina a mesa Serra Pelada

A Saccaro, marca de móveis brasileira, participa pela primeira vez do Salão do Móvel de Milão, que começou na terça (14) na cidade italiana.

O lançamento em destaque é a mesa Serra Pelada, assinada pelo designer Roque Frizzo. Feita com aço inox, vidro e madeira, a peça faz referência ao garimpo brasileiro.

Confira a entrevista de Frizzo à Folha.

Folha - Qual é o conceito por trás da mesa?
Roque Frizzo - Essa foi a minha forma de descrever a capacidade do homem de transformar seu ambiente em busca de um sonho. A mesa resgata, simbolicamente, um período recente da história do Brasil: o garimpo de Serra Pelada, no Pará, conhecida mundialmente como a montanha de ouro. Uma montanha removida a sacos e picaretas, que já foi o maior garimpo a céu aberto do mundo e a segunda maior concentração de trabalho humano conhecida.

Quais materiais utilizou?
A mesa é composta de anéis de madeira que formam uma espécie de cone –é a representação da mina, e se olharmos externamente é a própria montanha que vemos. A madeira usada é o múlti laminado de pinus, uma escolha que não foi à toa. Essa madeira, muitas vezes, é tratada sem muita importância, como diversas montanhas. Mas quando descobrimos o que pode haver nelas, seu valor muda consideravelmente. Utilizei o vidro para dar função à mesa e para representar o lago que hoje cobre Serra Pelada. O aço nas estruturas é uma alusão à diversidade de minérios da região. Dourado seria específico e óbvio demais.

Como surge a ideia para uma peça?
Nosso país é uma imensa fonte de inspiração, de coisas boas e de outras não tão boas assim. Os últimos projetos que fiz, como a mesa Mangue, de 2013, e a mesa Canavial, de 2012, também traziam um pouco desses dois lados da moeda. São projetos de reflexão, assuntos com os quais me envolvo de forma intensa, porque, quando os conhecemos superficialmente, acabam virando lendas nas nossas prateleiras.

Por que buscar esses simbolismos?
Tem relação com o meu processo criativo, que desperta para esses assuntos, como se eu quisesse descobrir coisas e compartilhar algo que aprendi. É nesse momento que minhas percepções sobre forma e função somam-se às histórias que os projetos contam.

Como conta o passado de Serra Pelada na mesa?
Uma parte dessa história cheia de simbolismo é a do período em que o garimpo fecha por ter atingido o lençol freático, que inunda a mina, transformando-a em um lago. Na mesa, o lago, representado pelo tampo de vidro sobre aquela cratera de madeira, tem a mesma conotação dos garimpeiros envolta da mina sem poderem chegar ao fundo novamente e continuarem a garimpar. Poucos que se aproximam da mesa não tentam olhar lá embaixo para ver o que tem. Poucos acreditam que o ouro de Serra Pelada tenha terminado também.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag