Publicidade
26/04/2015 - 01h30

Venda de imóvel usado cresce em São Paulo

DE SÃO PAULO

Em um período de desaceleração no setor imobiliário, com queda nos lançamentos, o mercado de usados ganha fôlego.

De acordo com levantamento do Creci-SP (conselho de corretores de imóveis), as vendas aumentaram 11,64% em fevereiro em relação ao mês anterior no estado de São Paulo. É o segundo resultado positivo de 2015, após uma queda acumulada de 16,4% em 2014. Na capital, a alta foi de 2,77% no mesmo mês.

"Toda vez que há retração dos lançamentos, o mercado de usados cresce. É uma tendência para o ano", diz José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP.

A Lello Imóveis também registrou alta de 35% nas vendas de usados no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2014 e de 2013. "Estamos notando uma migração dos compradores de lançamentos para esse setor", diz Igor Freire, diretor de vendas da imobiliária.

A maior disponibilidade dos proprietários para negociar preço e até permutas, devido à crise econômica, é um dos motivos para o desempenho positivo. Pela mesma razão, muitos compradores preferem investir em imóveis já prontos, de retorno imediato.

O preço de alguns usados também pode ser vantajoso em relação aos novos, que costumam ter áreas de lazer e plantas mais modernas, o que encarece o custo final.

Por outro lado, compradores também têm aproveitado o estoque elevado de imóveis novos para fazer bons negócios. Na imobiliária Abyara Brasil Brokers, a venda de unidades novas, já prontas, aumentou, enquanto a de usados permaneceu estável.

"Não notamos nenhum aumento expressivo no mercado de usados. E as construtoras estão dando grandes descontos nos imóveis prontos, atraindo clientes", afirma Paola Alambert, diretora de marketing da imobiliária.

Aluguel

Segundo a pesquisa do Creci-SP, a locação de imóveis residenciais também aumentou 32,89% no estado e 16,24% na capital em fevereiro. Para Viana Neto, o crescimento das locações devem se estabilizar ao longo do ano, assim que as condições para o crédito melhorarem.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag