Publicidade
26/04/2015 - 01h30

Escura, "cor do ano" exige cautela na decoração da casa

DE SÃO PAULO

De "personalidade forte e séria", a cor marsala foi escolhida como a tonalidade do ano pela Pantone –empresa norte-americana conhecida pelo seu sistema de cor utilizado na indústria gráfica– e acaba influenciando desde os segmentos de moda e beleza até o de decoração.

Transitando entre o vinho, o marrom e o vermelho, a marsala é mais sóbria do que as apostas "alegres" da Pantone nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, foi a vez de uma mistura de lilás e roxo, chamada de "orquídea radiante".

Veja como usar a cor marsala na decoração da casa
Arquitetos e designers indicam cores para diferentes cômodos da casa; veja

Marsala é, originalmente, um tipo de vinho fortificado produzido nos arredores da cidade que lhe dá nome, na região da Sicília, na Itália. Para Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute, "sua base marrom-avermelhada emana sofisticação natural."

Por ser uma cor escura, no entanto, exige cautela na aplicação. Como tinta na parede da sala e em áreas grandes, o efeito pode ser pesado.

"O resultado pode ficar cansativo e os usuários do local enjoarem facilmente", diz a arquiteta Paula Magnani. Ela diz preferir o tom em peças decorativas.

Para a arquiteta Erika Fukunishi, do escritório EFTM Arquitetura, cores marcantes devem ser trabalhadas de forma pontual, em detalhes.

Ela recomenda, por exemplo, em papéis de parede ou em têxteis (almofadas, tapetes e colchas), que podem ser trocados com mais facilidade caso o cliente deseje "renovar o ambiente ou atualizar com a cor do ano seguinte".

Na parede, a dica é usar a marsala em áreas menores e de transição, como hall de elevador e lavabo.

"Para o quarto não é relaxante, e na sala de jantar e na cozinha pode aumentar o apetite das pessoas", diz a designer de interiores Betina Barcellos do estúdio In House.

No quarto de adultos, a marsala pode transmitir "maturidade". No de crianças, no entanto, pode deixar o ambiente sério demais.

Outra opção é usá-la em "blocos" construtivos, como uma viga ou um pilar.

CASAMENTO

Na sala de estar, a marsala funciona em vasos decorativos, próximos a outros de metal, para criar uma atmosfera moderna.

Em um tapete ou passadeira, a cor vai bem tanto com mobiliário claro quanto com escuro.

"Preto e marsala é uma combinação sem erro", diz o arquiteto Neto Porpino.

Para ele, a cor terrosa vai bem com tons neutros e de vermelho, azul e verde.

Segundo a arquiteta Maite Maiani, o casamento entre a marsala e tonalidades de azul, do claro ao escuro, passando pelo esverdeado, marcou presença no último Salão do Móvel de Milão, que aconteceu em abril na Itália.

Menos ousada, a composição com fendi (próximo ao bege) e cinza também é recomendada.

"Em padrões listrados ou em tecidos florais, a marsala ganha um toque aveludado", diz Luiz Whitehead, gerente de estilo da marca Clami.

Sobre materiais, Porpino sugere a utilização da cor em madeira, metal, revestimento cimentício e tijolos aparentes. "Ela conversa muito bem com paredes e balcões de tijolinhos", diz.

Colaborou ANAÏS FERNANDES

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag