Publicidade
04/05/2015 - 12h00

Designer italiano usa técnica tradicional de cerâmica para criar luminárias atuais

DE SÃO PAULO

Divulgação
O designer italiano Marco Rocco
O designer italiano Marco Rocco com suas luminárias

Da quinta geração de ceramistas na família, o designer italiano Marco Rocco apresenta na loja Puntoluce, em São Paulo, a linha de luminárias "Prima Serie", inspirada na região Apúlia, no sul da Itália.

Confira a entrevista de Rocco à Folha.

Folha - Por que trabalhar com cerâmica?
Marco Rocco - É herança de família, meu tataravô fundou a olaria em 1825, e eu já modelava os meus próprios brinquedos desde criança. Hoje, me sinto muito livre para criar com cerâmica.

Quais são as vantagens?
A cerâmica é plástica, rapidamente modelável. Adoro essa acessibilidade. Do ponto de vista pessoal, gosto muito porque é um material que nos remete aos nossos ancestrais e, consequentemente, ao verdadeiro valor de um objeto. Um grande exemplo disso é a famosa louça de cerâmica da vovó, que transmite afetividade e sentimentos de geração para geração.

E os desafios?
Infelizmente, não é possível fazer qualquer objeto com cerâmica. Mas essa "limitação" é compensada com a mistura de diferentes materiais, por exemplo, uma cadeira de madeira com detalhes de cerâmica.

Como é a produção?
Artesanal e minuciosa. A peça toma forma com o meu traço e a modelação é feita com argila torneada à mão. Depois, cada trio de luminárias é assando no forno próprio para cerâmica em três etapas. É na terceira fase que as cores são fixadas e se fundem, criando o contraste característico no interior das peças. Uma curiosidade: nas peças opacas utilizamos, no lugar do esmalte comum, argilas coloridas com pigmentos.

Qual é a história da cerâmica na sua família?
Meu tataravô Ciro Spagnulo fundou a olaria da minha família em 1825, e até hoje ela carrega o seu nome. Desde então, a empresa está localizada no mesmo endereço, na cidade de Grottaglie, no sul da Itália, dentro das mesmas grutas da época. Além de dedicar-se à olaria, meu bisavô costumava sair pelos becos da cidade restaurando e recuperando utilitários de cozinha e vasos grandes, feitos em cerâmica. Essa é uma profissão muito antiga, chamada "Lu cirúsicu tli cráti" em dialeto, isto é, "o cirurgião dos vasos". Isso para mim, ainda que naquela época, é um grande exemplo de sustentabilidade.

De onde veio a inspiração para a Prima Serie?
Ela é um convite ao sul da Itália. A coleção é composta por luminárias inspiradas nas formas que fizeram parte da minha infância na região italiana da Apúlia.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag