Publicidade
03/05/2015 - 01h30

Renovados, prédios fora de uso nos EUA valorizam cooperação e proximidade

KEITH SCHENEIDER
DO "NEW YORK TIMES"

Em Winston-Salem, uma cidade média em desenvolvimento na Carolina do Norte, nos EUA, um polo tecnológico local está sendo atualizado para atender a duas prioridades imobiliárias do século 21: proximidade e colaboração.

O projeto, chamado de Wake Forest Innovation Quarter, é uma parceria entre o governo municipal, o estadual, um hospital, a Universidade Wake Forest e a incorporadora Wexford Science and Technology. O polo, inicialmente conhecido como Piedmont Triad Research Park, abrigava, no passado, uma fábrica de cigarros da R. J. Reynolds Tobacco.

A ênfase arquitetônica na luz e no ar é consequência do foco do Innovation Quarter: a análise de dados, a pesquisa de saúde e biotecnologia e a educação médica. No total, serão 225 mil m² de escritórios, laboratórios, salas de aula e espaços residenciais, em 16 edifícios construídos em torno de uma praça urbana.

À curta distância, existem bairros residenciais repletos de casas para locação.

"A ideia era construir um lugar com muita energia intelectual e tornar possível para as pessoas trabalhar aqui e viver a alguns quarteirões de distância", diz John McConnell, presidente-executivo do Wake Forest Baptist Medical Center.

O que restou da economia e cultura do tabaco, a partir da fundação da R. J. Reynolds, são estruturas firmes que estão sendo convertidas em novos usos. A sede da empresa de cigarros, por exemplo, é uma construção em estilo art déco de 21 andares, projetada por William Lamb e inaugurada em 1929, e apontada como uma das possíveis inspirações do Empire State Building.

Daqui a alguns meses, a um custo de US$ 60 milhões, os sete primeiros pavimentos do Reynolds Building se transformarão em um hotel, o Kimpton, com 211 quartos. Os demais pisos abrigarão 150 apartamentos.

"Muitos desses edifícios estavam vazios. Colocá-los em uso para pesquisa e propósitos comerciais fez diferença real para esta cidade", afirma Jeff Smith, pesquisador jurídico e editor.

´(tagline).Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag