Publicidade
12/05/2015 - 07h30

Condôminos vão mais a assembleias quando há sorteio de vaga de garagem

DE SÃO PAULO

Cerca de 70% dos moradores de edifícios residenciais na cidade de São Paulo não vão à reunião de condomínio, segundo pesquisa da administradora Lello Condomínios.

O comparecimento é baixo nas assembleias gerais ordinárias –em que são discutidos temas como a eleição do síndico e as aprovações da previsão orçamentária e das contas do exercício anterior– e nas assembleias extraordinárias, quando são debatidos temas como segurança, obras e alterações no regimento interno do condomínio.

Segundo a administradora, essas reuniões costumam durar de uma a três horas.

As assembleias que mais conseguem agregar moradores, atingindo 80% dos condôminos presentes, são aquelas em que há sorteio para vagas de garagem. A explicação seria que, quem não comparece no dia do sorteio, pode acabar ficando com os piores lugares para estacionar o carro.

2 AO ANO

O levantamento aponta também que os condomínios paulistanos realizam, em média, duas assembleias por ano, sendo uma ordinária e outra extraordinária.

"Mas os empreendimentos novos, recém-entregues, fazem, em média, quatro reuniões no primeiro ano, em razão das diversas decisões que precisam tomar, como aprovação do regimento interno e definição de comissão para decoração do prédio, por exemplo", diz Angélica Arbex, gerente de atendimento da Lello Condomínios.

-

PARA SÍNDICOS
Confira algumas dicas para aumentar a participação dos moradores nas assembleias:

  • Procure mesclar temas importantes, mas menos atrativos, com aqueles que são de maior interesse dos condôminos;
  • Coloque na pauta apenas assuntos realmente relevantes, assim a assembleia fica mais curta e menos cansativa;
  • Promova a integração dos condôminos com eventos além da assembleia. É mais fácil ter adesão dos moradores em um condomínio com clima amistoso. Em condomínios muito grandes, vale ainda fazer um pequeno evento após a assembleia, como um coquetel ou lanche;
  • Estimule a gestão participativa no condomínio, criando, por exemplo, comissões específicas para que os moradores participem, como comissão de decoração, de obras, de síndico mirim etc;
  • Acerte no horário. Cada síndico deve conhecer bem os seus moradores e procurar agendar a assembleia em um horário positivo para a maioria deles

Fonte: Lello Condomínios

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag