Publicidade
17/05/2015 - 01h30

Cangaço inspira nova coleção de móveis dos irmãos Campana

DE SÃO PAULO

Os irmãos e designers Fernando e Humberto Campana buscaram nas vestes e trajes do cangaço a inspiração para a sua nova coleção de móveis. Ela foi feita em parceria com o mestre seleiro Espedito Veloso de Carvalho, 75, que vive em Nova Olinda, no sul do Ceará.

Ao todo, foram criadas seis peças para a coleção "Cangaço"–cadeira, armário, poltrona, sofá, espelho e estante. Elas foram feitas em edições limitadas para a loja Firma Casa.

Os designers conheceram Carvalho pela Artesol, uma instituição que mapeia o artesanato no Brasil "O ateliê do Espedito é a maior bagunça, parecido com o nosso", explica Fernando Campana.

As tarefas foram bem divididas para respeitar a criatividade de cada um. "Tínhamos que fazer telas para o Espedito pintar", diz Fernando.

As estruturas dos móveis foram feitas pelo Estudio Campana, em São Paulo, com materiais como madeira, alumínio e aço.

Os assentos e encostos receberam um trançado de palha tradicional, típico das cadeiras austríacas trazidas pelos portugueses.

Em Nova Olinda, Carvalho revestiu as peças com capas de couro recortadas e pespontadas, com fendas e talhos em forma de rendilhado e cores diversas.

"Nós resgatamos tradições diferentes e fizemos um hibridismo de culturas", afirma Humberto Campana.

Não foi a primeira vez que o cangaço cruzou a história de Carvalho. Nos anos 1930, seu pai, Raimundo, que lhe ensinou "os segredos do couro", recebeu uma encomenda especial: uma sandália retangular, que não apontasse a direção seguida. O pedido fora feito pessoalmente por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que presenteou Raimundo com um punhal, guardado pelo filho até hoje.

Colaborou ANAÏS FERNANDES

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag