Publicidade
28/06/2015 - 01h30

Bairro de Guarulhos muda de status com shopping novo na vizinhança

MARINA ESTARQUE
DE SÃO PAULO

Ruas estreitas de difícil mobilidade e casas com tijolo aparente caracterizam o bairro Jardim Flor da Montanha, que desde abril abriga o luxuoso Parque Shopping Maia.

O novo centro comercial, voltado para classes A e B, levou grifes internacionais para a cidade e atraiu diversos empreendimentos residenciais de alto padrão, que transformaram o bairro em um enorme canteiro de obras.

Leia também:
Veja o especial ABC para morar
Preço e qualidade de vida são trunfos na Grande SP
Moradia popular tem oferta forte e consolidada em Guarulhos

O nome do shopping faz referência ao Bosque Maia, o maior parque urbano de Guarulhos, que fica a pouco mais de um quilômetro de distância. No entorno do Bosque estão alguns dos bairros mais nobres da cidade, com opções de lazer e serviços.

Em um estágio avançado de construção e colados ao shopping estão condomínios gigantescos como o Cidade Maia, da construtora Eztec, e o Parque Residence, da PDG. O primeiro se apresenta como bairro planejado, com praça e bosque privativos, além de serviços como personal trainer, lavanderia, pet shop, massagem e camareira.

Em Guarulhos, um dos principais atrativos em relação à capital é o preço do metro quadrado, cerca de 45% mais barato, segundo pesquisa da Brasil Brokers. O estudo indica ainda que 37% dos compradores dos lançamentos são de São Paulo, sobretudo das zonas norte e leste.

O investimento menor foi decisivo para o engenheiro Henrique Ferro, 29, trocar a capital por Guarulhos. Prestes a se casar, ele e a futura mulher compraram um imóvel na planta há três anos na região do Bosque Maia. Enquanto espera a entrega das chaves, mora na zona leste.

Mapa dos lançamentos imobiliários; Editoria de Arte/Folhapress

"Buscamos em São Paulo, mas os imóveis eram menores e, em média, 25% mais caros", diz ele, que vê no novo shopping um motivo de valorização em Guarulhos.

Bruna Lopes, 30, moradora do distrito Maia, destaca a oferta de lazer e comércio, além do clima de segurança. No entanto, reclama do trânsito, que ela diz ter piorado com os empreendimentos.

Divulgação
Henrique Ferro, morador da capital, comprou um imóvel em Guarulhos com a futura esposa e aposta em novo shopping para valorizar unidade; leia mais
Henrique Ferro, morador da capital, comprou um imóvel em Guarulhos e aposta em novo shopping para valorizá-lo; leia mais

AEROPORTO

Outras regiões que crescem na cidade são Vila Galvão e Vila Augusta, que se beneficia do Internacional Shopping Guarulhos e do fácil acesso à rodovia Presidente Dutra. Uma estação de metrô está prevista para 2020.

Nos arredores predominam casas humildes, mas já há prédios em construção ou entregues recentemente. Entre eles o Class (Tibério), o Wi (Tecnisa), o Compasso (Plano e Plano), e um lançamento da MRV, o Spazio Santa Bárbara.

Moradores consideram a região segura, mas reclamam de um riacho poluído. O ajudante geral Júlio Marques Araújo, 20, nasceu na Vila Augusta e aponta o shopping e o Parque Fracalanza como pontos altos. "Faço tudo a pé", diz.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
Especial ABC - Guarulhos
Especial ABC - Guarulhos
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag