Bairro de São Bernardo na divisa do ABC está na rota de lançamentos
MARINA ESTARQUE
DE SÃO PAULO
O distrito de Rudge Ramos, que faz divisa com São Paulo, São Caetano e Santo André, é uma das regiões que mais atrai empreendimentos em São Bernardo do Campo, além do centro, tradicional zona de expansão imobiliária.
Ainda que a maioria dos compradores de lançamentos em São Bernardo seja do próprio município (58%, segundo pesquisa da Brasil Brokers), especialistas identificam uma migração para esse distrito, impulsionada por preços mais acessíveis. Em São Bernardo, os imóveis são em média 38% mais baratos que os da capital.
Leia também:
Veja o especial ABC para morar
Com shopping novo, centro de São Bernardo atrai projetos híbridos
Preço e qualidade de vida são trunfos na Grande SP
Em 2014, o município foi o quarto no ranking de lançamentos na Grande SP, excetuando a capital, de acordo com o Secovi-SP, e liderou no ABC, com 2.450 unidades.
No caso de Rudge Ramos, a proximidade de centros universitários, como Federal do ABC, Faculdade de Medicina do ABC, Metodista e Fatec, é tida como destaque.
"Uma das vantagens de Rudge Ramos é estar ao lado da rodovia Anchieta, que corta a cidade toda", diz Milton Bigucci, presidente da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). "Mesmo que trabalhe em São Paulo, a pessoa muda pelo preço. A procura cresceu nos últimos três anos", diz ele, que é dono da construtora MBigucci.
A publicitária Luciene Camalionte Minun, 34, trocou a zona leste de São Paulo pela cidade em 2012, após se casar. "Nosso apartamento tem 70 m² e, em São Paulo, só conseguiríamos comprar um de até 50 m² e em regiões muito próximas a São Bernardo", diz.
Raquel Cunha/Folhapress | ||
Luciene Minun não pensa em se mudar de São Bernardo, mas reclama do trânsito para ir ao trabalho, na av. Faria Lima; leia mais |
ARBORIZADO
Outro diferencial do distrito são as áreas de lazer, como a praça dos Meninos e o parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, que tem aquário, pista de caminhada, lago com chafariz e cascatas artificiais, além de um teatro. No bairro, ainda predominam as casas, com ruas arborizadas e tranquilas.
Mapa dos lançamentos imobiliários; Editoria de Arte/Folhapress
A dona de casa Maria Aparecida Almeida, 39, frequenta a praça dos Meninos com a filha. Moradora de Rudge Ramos há dez anos, ela gosta da região, mas reclama do trânsito, "completamente parado" às sextas e sábados.
Maria aprova a qualidade das escolas, mas queixa-se do atendimento médico. Ela diz que chega a usar hospitais em outros distritos. Segundo moradores, as pequenas galerias e o Mercado Municipal de Rudge Ramos suprem a ausência de shopping.
Na região, a MBigucci lançou o Unique, com estúdios entre 36 e 54 m² e planta flexível (um ou dois dormitórios), a partir de R$ 229 mil.
Outro projeto é o Living Movie, da Living, mais voltado para famílias, com ampla área comum. As unidades têm dois e três quartos, entre 62 e 74 m² e custam a partir de R$ 334,1 mil.
Colaborou PAULA CABRERA
Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress |
Especial ABC - São Bernardo do Campo |
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade