Publicidade
28/06/2015 - 01h30

Bairro de São Bernardo na divisa do ABC está na rota de lançamentos

MARINA ESTARQUE
DE SÃO PAULO

O distrito de Rudge Ramos, que faz divisa com São Paulo, São Caetano e Santo André, é uma das regiões que mais atrai empreendimentos em São Bernardo do Campo, além do centro, tradicional zona de expansão imobiliária.

Ainda que a maioria dos compradores de lançamentos em São Bernardo seja do próprio município (58%, segundo pesquisa da Brasil Brokers), especialistas identificam uma migração para esse distrito, impulsionada por preços mais acessíveis. Em São Bernardo, os imóveis são em média 38% mais baratos que os da capital.

Leia também:
Veja o especial ABC para morar
Com shopping novo, centro de São Bernardo atrai projetos híbridos
Preço e qualidade de vida são trunfos na Grande SP

Em 2014, o município foi o quarto no ranking de lançamentos na Grande SP, excetuando a capital, de acordo com o Secovi-SP, e liderou no ABC, com 2.450 unidades.

No caso de Rudge Ramos, a proximidade de centros universitários, como Federal do ABC, Faculdade de Medicina do ABC, Metodista e Fatec, é tida como destaque.

"Uma das vantagens de Rudge Ramos é estar ao lado da rodovia Anchieta, que corta a cidade toda", diz Milton Bigucci, presidente da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). "Mesmo que trabalhe em São Paulo, a pessoa muda pelo preço. A procura cresceu nos últimos três anos", diz ele, que é dono da construtora MBigucci.

A publicitária Luciene Camalionte Minun, 34, trocou a zona leste de São Paulo pela cidade em 2012, após se casar. "Nosso apartamento tem 70 m² e, em São Paulo, só conseguiríamos comprar um de até 50 m² e em regiões muito próximas a São Bernardo", diz.

Raquel Cunha/Folhapress
Luciene Camalionte Minun mora em São Bernardo e não pensa em se mudar, mas reclama do trânsito para ir ao trabalho, na av. Faria Lima
Luciene Minun não pensa em se mudar de São Bernardo, mas reclama do trânsito para ir ao trabalho, na av. Faria Lima; leia mais

ARBORIZADO

Outro diferencial do distrito são as áreas de lazer, como a praça dos Meninos e o parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, que tem aquário, pista de caminhada, lago com chafariz e cascatas artificiais, além de um teatro. No bairro, ainda predominam as casas, com ruas arborizadas e tranquilas.

Mapa dos lançamentos imobiliários; Editoria de Arte/Folhapress

A dona de casa Maria Aparecida Almeida, 39, frequenta a praça dos Meninos com a filha. Moradora de Rudge Ramos há dez anos, ela gosta da região, mas reclama do trânsito, "completamente parado" às sextas e sábados.

Maria aprova a qualidade das escolas, mas queixa-se do atendimento médico. Ela diz que chega a usar hospitais em outros distritos. Segundo moradores, as pequenas galerias e o Mercado Municipal de Rudge Ramos suprem a ausência de shopping.

Na região, a MBigucci lançou o Unique, com estúdios entre 36 e 54 m² e planta flexível (um ou dois dormitórios), a partir de R$ 229 mil.

Outro projeto é o Living Movie, da Living, mais voltado para famílias, com ampla área comum. As unidades têm dois e três quartos, entre 62 e 74 m² e custam a partir de R$ 334,1 mil.

Colaborou PAULA CABRERA

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
Especial ABC - São Bernardo do Campo
Especial ABC - São Bernardo do Campo
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag