Publicidade
05/07/2015 - 01h30

Fotógrafo troca quarto por sala maior; veja projetos de ampliação de cômodos

DE SÃO PAULO

Uma sala pequena, uma cozinha estreita —e, no meio, aquele quarto que ninguém usa. Para adequar a configuração do imóvel ao que precisa, o morador pode mudar os cômodos de tamanho.

O fotógrafo Eder Chiodetto, 50, optou por abrir mão de um dos quartos do apartamento de dois dormitórios em que mora, na zona oeste de São Paulo. "Quando comprei o apartamento, em 2001, reformei antes de me mudar. Um quarto virou sala e quebrei parte da parede da cozinha."

"Personalizar o apartamento tem a vantagem de criar um espaço meio 'vintage', uma casa com estilo. A dificuldade de venda acaba quando o dono encontrar pessoas que compartilhem desse estilo de imóvel, fora do convencional", diz o fotógrafo.

Para o arquiteto Gustavo Calazans, responsável pelo projeto, o mercado imobiliário ainda ignora o público solteiro, que não tem filhos e gostaria de deixar o imóvel mais funcional e parecido com o que de fato ele vai utilizar.

"Fazer uma operação de reforma como essa, de integração dos cômodos e de trocar um quarto vago por uma sala maior, valoriza o apartamento. Há uma demanda grande por projetos assim e pouca gente produzindo."

Ele pondera que a reforma do ambiente pode sair cara e que o cliente deve discutir sua ideia com um profissional para que a mudança realmente atenda aos seus interesses e ele não se arrependa.

DE OLHO NO PÚBLICO

"O mercado se preocupa em ter uma planta versátil, com bom aproveitamento de espaço", diz Carlos Eduardo Fernandes, superintende comercial da incorporadora Brookfield. Segundo ele, as construtoras que operam em São Paulo se preocupam em fazer com que os novos projetos atendam a diferentes públicos, em fases distintas da vida —do casal que vê os filhos se mudarem ao solteiro que busca conforto e um espaço para receber os amigos.

De acordo com Igor Freire, diretor da imobiliária Lello, ao desconfigurar a planta original, o proprietário corre o risco de ficar com um tipo de imóvel que destoa demais das outras unidades do condomínio, o que pode dificultar uma futura venda.

"Deixar o imóvel com a cara do morador é bom, mas é preciso ter cuidado ao mudar muito. Você pode querer ter uma sala grande para receber os amigos, mas, caso decida vender ou alugar o imóvel no futuro, precisa encontrar um interessado com o mesmo perfil, o que pode não ser fácil."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag